sexta-feira, agosto 31, 2007

Músculos

Infelizmente, esta saída não se confirmou? Nélson e Fábio Coentrão são as vítimas mais recentes.

quinta-feira, agosto 30, 2007

Eu vou estar no Alvalixo!

Com a minha camisolinha negra da Associazione Sportiva Roma a chatear os lagartos. FORZA GIALLOROSSI! FORZA FRANCESCO!

E deu San Siro, Parkhead e Shakhtar Stadion

As equipas italianas costumam andar presas de movimentos no início das temporadas, mas o Benfica não anda melhor nesse aspecto. Assim, nem um embate na primeira jornada nos seria favorável*. Apresentam, porém, uma grande vantagem para o Benfica. Se é certo que só muito dificilmente nos cederão pontos, o mesmo acontecerá com os nossos adversários directos.
O Celtic é uma equipa acessível mas, como bom representante do futebol britânico, uma força da natureza quando joga em casa. Se o Benfica tiver aprendido com os erros do passado, talvez possa sacar três pontos em Glasgow.
Bem pior são os ucranianos, também em casa uma autêntica máquina de futebol atacante, mas com um futebol mais técnico e perfumado. É certo que perderam Elano e, mais importante, Matuzalém, mas conservam Jadson. Na frente, Lucarelli é um perigo. Mas se em casa são temíveis, fora da Ucrânia, por hábito, retraiem-se e acabam por ser uma presa fácil. Está tudo em aberto.

* E não é que deu mesmo? Entretanto, aquele que considero o jogo mais difícil contra os nossos adversários directos fica para o fim. Pode ser que o Benfica já tenha então os pontos necessários para seguir em frente. Até porque o Milan pode chegar a Lisboa com a sua situação resolvida.

O calendário:
San Siro (18 Set)
Shakhtar na Luz (2 Out)
Celtic na Luz (24 Out)
Parkhead (6 Nov)
Milan na Luz (28 Nov)
Shakhtar Stadion (4 Dez)

Madrid, Bucareste e Praga

Eis as cidades que gostaria de ver o Benfica visitar entre Setembro e Dezembro deste ano.
No pote 1, as equipas italianas são de evitar. Sobram ingleses e espanhóis. Man Utd, Liverpool e Barcelona visitaram a Luz nas últimas duas épocas e a repetição cansa. Das sobras, o Arsenal será o menos forte, mas o clássico ibérico será sempre mais apelativo, ainda mais com Camacho a fazer a ponte entre os dois clubes.
Ao lado dos lagartos existem algumas equipas interessantes, como o Estugarda, o Schalke ou o CSKA. Primeiros e últimos, caso o Benfica tivesse outra consistência, seriam os meus preferidoas para vingar desaires recentes. Já o Olympique, apesar da acessibilidade do futebol francês, é perigoso precisamente pela motivação extra com que se poderia apresentar: la main de Vata! A Lazio, caso a sorte não nos dê os romenos, é um adversário que gostaria de reencontrar.
No grupo 4 devem-se evitar turcos e gregos, pelo fanatismo que preenche as bancadas dos seus estádios, e o Shakthar Donetsk (mais que o Dynamo), uma das equipas que mais me impressionou - ofensivamente, claro - na época passada. Slavia e Rosenborg são os preferidos, mas uma viagem a Glasgow não é de desprezar.

É incrível como as coisas mudam em apenas sete dias



A sorte, o azar, as lesões, os 'miúdos'. A atitude, a força e o companheirismo. Já nada é como era.

(Que alívio.)

terça-feira, agosto 28, 2007

Babyface Killer

After much deliberation and with deep sadness, Ole Gunnar Solskjaer today announces his retirement from his playing career.
The decision was reached after continuing problems with his knee injury. Ole will remain at the Club in a coaching capacity and will represent Manchester United as an official Ambassador.
Ole Gunnar Solskjaer said: "I would like to thank the Manager, the coaching and medical staff and most of all the supporters, who have supported me through my career. They have been fantastic and were a real inspiration to me when I was out injured.
"The support the fans and the staff showed me during that time was the main motivation for me making my comeback. I feel proud to have represented Manchester United for 11 years and have some very special memories.”
Sir Alex Ferguson said: “Ending your playing career is a sad day for anyone, in the case of Ole, he has 11 fantastic years he can look back on.
"Ole has achieved everything a player could ever wish to achieve. He has been a great servant to the Club and has always remained a model professional in his responsibility as a player, in his demeanour and his manners have always been exemplary. Ole will hopefully go on to be a good coach.”
David Gill said: “Ole has provided us all with some exceptional memories during his time here at the Club.
"Nobody will ever forget his dramatic winner in Barcelona, but much more than that his dedication and professionalism make him one of the great role models in football. Ole will be dearly missed as a player, but will go on to serve the Club as an Ambassador and a valuable coach.”

Que descanse em paz...

Depois de Marc-Vivien Foé e Miklos Fehér, as câmaras de televisão mostraram-nos mais um jogador a sucumbir no relvado. Desta feita, tudo parecia não passar de um susto. Amparado pelo corpo médico, António Puerta até abandonou o relvado pelo seu pé. Mas as paragens cardio-respiratórias sucederam-se e acabou por falecer esta tarde, juntando-se aos dois jogadores anteriormente mencionados, mas também a outros, como o nosso Bruno Baião, que faleceram em jogos menos mediáticos, durante os treinos ou após os mesmos. O futebol volta a estar de luto.

Parabéns Campeão!

segunda-feira, agosto 27, 2007

Demite-te Vieira!

Vem aí o mais fraco dos centrais do São Paulo...
"Estamos com as negociações praticamente definidas com o Benfica. Já acertámos valores e condições. Agora, só falta o acerto do jogador com o clube e o pagamento."
É por causa disto que não acompanhas a tua equipa a Copenhaga?

Triste país este...

A confirmação já me chegou através de diferentes fontes. A PSP, a mesma que no ano passado assistiu impávida e serena ao arremessar de petardos por determinada claque, resolveu distribuir cacetada junto de um grupo de apoio benfiquista. O mais curioso é que tal acto ocorreu nos corredores de acesso aos bares e casas de banhos, numa manobra premeditada das forças policiais que visou esconder o que se passava daqueles que, como eu, vêem a bola nos anéis superiores. O motivo: a recusa de este grupo de associados benfiquistas se registar como claque. Democracia? Qual democracia. Sócrates e seus seguidores andam cada vez mais parecidos com a velha senhora.

sexta-feira, agosto 24, 2007

O primeiro 11 de Camacho

Quim
Nélson, Katsou, Miguel Vitor, Leo
Petit
Assis, Rui Costa, Coentrão
Nuno Gomes, Cardozo

Três dias bastam para se confirmarem as diferenças na liderança técnica da equipa.

quinta-feira, agosto 23, 2007

Que não se esqueça de levar o médico

"O ex-camisola 3 encarnado manteve-se incontactável durante todo o dia, mas Marcelo Dijan adiantou a O JOGO que os clubes já chegaram a acordo, pelo que faltam apenas os habituais exames médicos. "O Anderson faz os exames médicos amanhã [hoje] de manhã e, se tudo correr bem, assina contrato por quatro épocas, ao final da tarde. No máximo, o negócio fica oficializado depois de amanhã [sexta-feira]", esclareceu. De resto, o próprio conselheiro-desportivo do presidente do Lyon, Bernard Lacombe, sublinhou também – em declarações ao sítio oficial do clube, diga-se – as qualidades do internacional brasileiro, que chega ao hexacampeão gaulês para substituir a vaga deixada em aberto por Cris. "É alto e ainda um pouco mais rápido do que o Cris. É bom no jogo aéreo. Faz lembrar Lúcio, do Bayern de Munique, ou Edmilson. A sair a jogar, não tem grande profundidade, mas tem qualidades evidentes. O seu melhor pé é o direito, mas joga sobre a esquerda, o que é importante na combinação, por exemplo, com Squillaci", analisou o responsável."

quarta-feira, agosto 22, 2007

Fiel a si próprio

Poucos se terão surpreendido com a prestação de Nandinho no programa Trio d'Ataque. Sintomático o momento em que deixou os três comentadores expecular sobre os motivos e os alvos das declarações de Nuno Gomes. Começou numa pergunta que virou comentário de Rui Moreira, prosseguiu nas dúvidas de António Pedro Vascomcelos e culminou na terceira via de Oliveira e Costa. E o gestor do balneário em silêncio, literalmente à nora, demonstrando mais uma vez como a falta de liderança é uma das principais características.
Espantosa foi também a abordagem dos reforços. Ele só queria um lateral-direito, um médio e um avançado! Curiosamente, como todos se recordarão, já com Cardoso e Bergessio contratados, continuou a referir a necessiadde de se contratar um avançado. Mas isso pouco interessa, claro está. E claro, ele que só tinha 14 jogadores, como se fartou de refeir na fase final da época passada, e que não acreditava ainda na equipa de juniores, como já dissera há uns meses naquele programa, ia contentar-se este ano com 17!
Mas a confirmação das sua incompetência chegou com a abordagem dos casos Simão e Manuel Fernandes. Não pensou, "nem devia" (!!!), num plano alternativo! Não interessa a forma como se processaram as saídas. O Benfica tinha jogadores com cláusulas de rescisão e o treinador não colocava a hipótese de elas serem accionadas?!?! Isto é espantoso! Um treinador de futebol sem plano alternativo! E se acontecesse uma lesão grave? Melhor ainda, não é Nandinho? É sempre mais confortável culpar as vicissitudes da sorte.
Razão teve quando mencionou a inexistente política comunicacional na vertente desportiva. Mas também aí se notam diferenças para outros mais competentes e mais profissionais. Camacho e Trap experimentaram o mesmo problema e ultrapassaram-no, criando o seu próprio departamento de comunicação.

ps- Para a história fica a explicação do posicionamento táctico de Nélson e Luis Filipe no Bessa. "Optei pelo Luis Filipe mais à frente, mas também poderia ter posto o Nélson. Era igual" Palavras para quê?

Paixão

Um longo arrepio percorreu a espinha enquanto revia as imagens de Maradona na festa de Ciro Ferrara. Os olhos inchados, a raiva com que afastava os seguranças, jornalistas e fotógrafos que o impediam de olhar a multidão e de se deixar ver pela mesma. Confundiam-se estatutos. Maradona era tão ídolo daquela massa adepta, como os próprios napolitanos são ídolos para o antigo jogador. Que se fodam os Vieiras, Veigas, Blatters, Pintos da Costa, Soares Francos, Berlusconis, Grandonas, Berardos, Oliveiras e afins. O futebol é aquela imagem, mesmo que o astro não estivesse equipado, mesmo que o astro nem tivesse uma bola colada no pé. O futebol são os jogadores, o sábio que os gere no banco e a turba de indíos apaixonados que enche as bancadas.

terça-feira, agosto 21, 2007

Capitão

Andam por aí alguns benfiquistas indignados com as declarações de Nuno Gomes no fim do jogo do Bessa. Confesso que me desagradou a hierarquia dos capitães anunciada durante a pre-temporada, porque Luisão e Rui Costa, na minha opinião, deveriam encabeçar a mesma. O certo é que Nuno Gomes respondeu muito bem ao seu primeiro desafio. Assumiu o posto e identificou problemas reais sem faltar ao respeito a ninguém do Benfica. Não deixa de ser irónico que por isso se critique o capitão. Logo agora que chega ao clube alguém que cultiva essa mesma postura.

A boa nova do dia

Continuam sem saber quem é o Alex Silva?

A confirmar-se a informação recolhida por Ricardo Lemos, o Benfica negoceia a contratação de Edcarlos, apenas a 2ª opção, atrás de Breno, para a ausência de um dos centrais titulares do São Paulo.

segunda-feira, agosto 20, 2007

Já dizia o Pensador

Bonita camisa Fernandinho
Bonita camisa Fernandinho
Bonita camisa Fermandinho
Você nessa roupa de madeira está bonitinho

Porquê?

Porque continuam Justino e Bruno Moura no Benfica?

FINALMENTE!!!

Foram 457 dias de pesadelo. Mas não pense o presidente que se iliba de responsabilidades com a demissão do Nandinho. Esta decisão já deveria ter sido tomada há um mês e meio. O Benfica e o seu novo treinador partirão atrasados por inteira responsabilidade de Vieira.

quinta-feira, agosto 16, 2007

"Pôs o Benfica a jogar o melhor futebol dos últimos 15 anos"

Obrigado Nandinho. Obrigado por me deixares sem vontade para escrever sobre bola e por me afastares de uma viagem ao Bessa, permitindo-me poupar uns trocos para uns CDs ou uns copos com os amigos. Já não há paciência! Ele tem atenuantes, dizem-me. Seja. No dia em que tivermos um treinador competente, não me importarei de referir as falhas directivas ou os erros dos jogadores como principal motivo para o descalabro que se avizinha. Até lá, chamem-me preconceituoso, a culpa será sempre do Nandinho.
Sim, perdeste o melhor e mais influente jogador do Benfica na última década. Sim, perdeste um reforço importante a poucos dias do início do campeonato, como já te acontecera numa agremiação geograficamente próxima. Sim, tens um central birrento que te fragiliza o plantel. Sim, os reforços são jovens e vão precisar de tempo para se ambientarem a um novo contexto. Sim, o presidente anda mais preocupado com guerrilhas e invejas pessoais. Sim, é verdade, não tens um director desportivo que te acompanhe na gestão diária do futebol do Benfica. Sim, estou-me borrifando para isso tudo.
Fragilidades à parte, que atitude tem a equipa do Benfica? Zero, à excepção de dois velhotes que por lá andam com as camisolas 5 e 10. Dependerá a atitude da qualidade futebolística dos seus intervenientes? Não. Depende sempre da capacidade motivacional do seu treinador. Ou seja, com Nandinho bem podemos esperar sentados... Camacho era, por algum acaso, um génio táctico? Longe disso. Mexia melhor na equipa que o Nandinho? Nem por isso. Tinha melhor plantel? Muito discutível. Mas tinha discurso, garra e mística.
E futebol? O Benfica joga bem sob este comando técnico? Há uns iluminados que julgam que sim e repetem até à exaustão o título desta posta. Defendi a saída de Koeman, mas, verdade seja dita, não tinhamos maior consistência futebolistica no seu melhor período que na melhor fase do Nandinho? Mas há sempre quem se contente com 15 minutos de bom futebol por jogo, como se isso representasse algo. E será que mesmo esses 15 minutos dependiam da astúcia (?!?!) do engenheiro? Ou resultariam antes da capacidade individual de jogadores como Simão, Micolli e Karagounis? Eu inclino-me para a segunda.
O Benfica não tem, e nunca teve com Nandinho, fio de jogo. O pouco que nos maravilhava resultava quase sempre de jogadas individuais. As movimentações colectivas apareciam sempre a espaços. Por isso não se estranha que, anteontem, com um quarteto que já leva um ano de convívio com o Nandinho, o meio-campo não tenha funcionado. Como não espanta que, mais uma vez, tenha sido a movimentação individual de um jogador a tudo resolver.

Nandinho, já lá vão 453 dias. Aguardamos ansiosamente a tua demissão.

ps- Mais quantos jogadores se vão ter que lesionar sozinhos para que Bruno Moura ceda o lugar a alguém competente?

pps- Zé Castro e Costinha ficaram de fora da convocatória de Aguirre para o jogo da UEFA. Coincidência?

ppps- A participação na Volta a Portugal foi uma desilusão e fica a ideia de ter sido mal preparada. Tendo o benfica esperado pelas duas últimas etapas para lançar o ataque à amarela, como se compreende a ausência de um escudeiro na subida de José Azevedo à Torre?

terça-feira, agosto 14, 2007

Contra-ataque

A PGR vai investigar um dossiê anónimo que acusa Luis Filipe Vieira de manipulação a favor de Alveca e Benfica. Até ver não há nada de concreto, pois acusa-se sem se apresentar um único indício. Fica a dúvida se os denunciantes poderão ser os mesmos que avisaram em tempo oportuno sob a detenção de Pinto da Costa para interrogatório. No entanto, caso as provas existam e sejam do mesmo teor das que envolvem outros arguidos no processo Apito Dourado, só nos resta um caminho: exigir a demissão de Vieira e a convocação de eleições antecipadas. A bem do Sport Lisboa e Benfica.

ps- Após atenta leitura pergunto: alguém acredita que aquilo foi escrito por investigadores da PJ? Alcunhas irónicas? Insultos? Analogias entre futebol e circo? Resultados inventados? Contratações fantasma?

segunda-feira, agosto 13, 2007

E agora Zé?

Numa volta feita à medida de Cândido Barbosa, conseguirá o nosso chefe de fila conquistar a Torre e bater a concorrência no contra-relógio?

Estou cada vez mais deprimido...



quinta-feira, agosto 09, 2007

Sacanices

O ano passado tiveram a distinta lata de afirmar que mantinham o preço dos cativos quando, na realidade, o preço por jogo aumentou à conta da redução de clubes na Liga. Este ano lá veio o aumento, o que não me chatearia por aí além, não fosse a chico-espertice de acabar com os preços de família. Para compensar, dizem eles, arranjaram uns pomposos descontos para senhoras. Conversa para enganar tolos. É que o orçamento despendido este ano por mim e quem me acompanha ao futebol, um grupo composto, curiosamente, por dois homens e duas mulheres, aumentou 37,5% relativamente à época passada!!! Apesar de me ter chateado um pouco, atirei o assunto para trás das costas. Até que veio a confirmação da não realização do jogo de apresentação aos sócios!!! O tal que, costuma dizer o Benfica, até é bónus para os detentores de cativo, já que não têm que adquirir bilhete. Pergunto: alguém se lembra de uma época em que o plantel não tenha sido apresentado aos sócios? Porra, nem que fizessem uma daquelas palermices de titulares vs reservas... E se não tiveram o respeito necessário pelos sócios, pelo menos oferecessem a entrada para a pre-eliminatória da Liga dos Campeões. Mas nada! Para chatear ainda mais um gajo, o departamento de sócios não gosta de trabalhar. Tive o azar de apagar o SMS com a referência bancária que me permitiria assegurar a presença no meu cativo na próxima terça-feira e estou há TRÊS HORAS a ligar para o 217219556 (número facultado pelo site do Sport Lisboa e Benfica) e ninguém atende. De vez em quando ainda dá impedido, sinal que eles até se devem lembrar que o telefone existe quando têm que ligar a um amigo ou um familiar.

quinta-feira, agosto 02, 2007

Nojo

A primeira jornada da Liga vai durar 97 horas!!!

Luis Filipe

Agradará a quem pretendia apenas um concorrente para o Nélson. Para aqueles que, como eu, ansiavam por um jogador que relegasse o cabo-verdiano para o banco, representa uma imensa desilusão. Vamos ver quantos jogos fará o lateral que o Nandinho dispensou da banheira do Lumiar.

ps- Mas que giro... Para ocupar a vaga, chega a Braga um jogador bastante mais novo e por nós dispensado a custo zero. Bravo!

quarta-feira, agosto 01, 2007

Dúvida

A contratação do gigante brasileiro vem comprovar que Moreira tem a carreira presa por um fio?

Do PC para o relvado


Esta posta tem pouco de futebol jogado, porque quando se fala de Freddy Adu é impossível não referir o Championship Manager ou o Football Manager. É que dei por mim a pensar na quantidade de jogadores que antes de se transferirem para determinados clubes já por lá tinham andado, sempre treinados por um tal de Quetzal Guzman, que, perdoem-me a modéstia, relega Mourinho novamente para o papel de tradutor. Por mera curiosidade, fica a listinha:

SL Benfica: Simão Sabrosa, Edgarus Jankauskas, Andrey Karyaka, Freddy Adu
Celtic: Ian Wright
AS Roma: Mancini
Man Utd: Wayne Rooney
Real Madrid: Fabio Cannavaro, Robinho