segunda-feira, março 10, 2008

O Benfica caminha para um clube 'made in China'?

Depois deste episódio e depois da óbvia falta de tacto (e de responsabilidade) deste presidente, o seu destino tem de estar traçado: obrigado por tudo mas a linha acabou.

Ao contrário do Quetzal, não me parece que aquela frase tivesse sido um prenúncio da saída de Camacho.

Como aqui escrevi, Camacho saiu quando quis e quando lhe pareceu que nada mais pode fazer.

LFV errou ao prometer o que não podia a este treinador, mas deu-lhe respaldo para trabalhar como bem entendesse e, caso fosse do interesse do espanhol, ficar e organizar a próxima época.

Já sabemos que, no futebol, surgem situações que levam, naturalmente, à 'queda' do treinador independentemente do seu valor - veja-se Mourinho no Chelsea (não estou a comparar currículos mas contextos, calma), Schuster ou Capello no Real, Peseiro no Sporting e Jesualdo, Toni, Mourinho, F. Santos, Koeman, Trap e agora Camacho.

Este é, de momento, o principal problema do Benfica: a falta de consistência da sua política desportiva (atenção: Veiga?, nem banhado em ouro!) que, em princípio, reflecte-se no treinador. Aliás, o antigo director-desportivo teve o mesmo problema.

O Benfica não pode continuar assim a nível desportivo (já que nos outros 'departamentos' a coisa vai andando razoavelmente bem), porque senão teremos um clube que caminha para a verdade de muitas empresas - vendem muito mas com pouca qualidade (veja-se os 'chineses', por exemplo).

Etiquetas:

6 Comments:

Blogger Cheech said...

Não sei porquê quando vi a entrevista do F.Santos,no final da época passada,fiquei com a impressão que este irias ser um ano complicado para o Benfica.
"Tenho a certeza que na próxima época seremos campeões" - apregoava o senhor tal como tinha a certeza,aquando do embate com o Porto,que nas proximas 24 horas iria estar no topo da Liga.

O presidente tem culpas porque a nível desportivo é um fracasso total.Permite que uma época seja planeada por um director desportivo e por um treinador que ao fim da 1ª jornada estavam de malas feitas.
Estes dois são os culpados da qualidade do plantel, o que faz do presidente cumplice no fracasso que está a ser a época actual.

Tal como dizes, isto é falta de consistência desportiva.Só não sei se mudar tudo seria a melhor solução.
Gostava de ver o Humberto como presidente mas não sei se ele estará disposto.
Não sei se será mudar ou repensar ou que tem vindo a ser feito.

segunda-feira, março 10, 2008 12:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Benfica: Petição de indignação

http://www.PetitionOnline.com/Glorioso/petition.html

Depois da exibição vergonhosa desta noite do Sport Lisboa e Benfica frente ao Getafe, decidi manifestar a minha indignação relativamente à actual situação do clube. Penso que muitos adeptos do Benfica partilham, neste momento, a mesma preocupação e, por isso, temos de fazer ouvir as nossas opiniões junto dos que têm poder de decisão dentro do clube. Os sócios, adeptos e simpatizantes são a alma do Benfica e não podemos permitir que certas situações continuem a acontecer de forma descarada e que conduzem à desmobilização em torno da equipa de futebol. Se não há uma onda de vitórias e títulos não conquistamos novos adeptos e o clube poderá entrar em queda em termos de popularidade.

O treinador espanhol José António Camacho falou em falta de motivação dos jogadores (inexplicável como isto pode acontecer) na hora da sua saída e o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, prometeu que o grupo iria dar o seu melhor no jogo contra o Getafe. Ora isso esteve muito longe de acontecer esta noite, dia 12 de Março de 2008.

Há jogadores que não podem continuar a representar o Benfica. São uma ofensa para a instituição pelo seu fraquíssimo rendimento. Luís Filipe, Maxi Pereira, Edcarlos, Makukula, Di Maria e Nuno Gomes serão os casos mais flagrantes.

Em termos de gestão de plantel, o guarda-redes alemão Hans-Jörg Butt nunca devia ter sido contratado. O ordenado chorudo que se paga a esse jogador dava para segurar outros atletas de muita maior importância. Defendo, como outros benfiquistas, que é preferível aumentar o salário a jogadores como Simão Sabrosa (saiu para o Atlético de Madrid) ou Fabrizio Miccoli (está no Palermo) do que ter três ou quatro futebolistas de nível medíocre no plantel. Depois defendo a aposta nos juniores (discordo relativamente ao excesso de estrangeiros no actual plantel – situação a rever) em vez de Maxi Pereira e companhia.

Depois, pessoalmente, até simpatizo com Pedro Mantorras. É um jogador que mexe com as bancadas e tem sido até talismã em alguns jogos, mas está na altura de dizer aos adeptos se Mantorras pode jogar ou não os 90 minutos. Caso contrário, o Benfica não pode continuar a ser o abono de família do futebolista. Parece-me claramente protegido pelo presidente Luís Filipe Vieira. Está na altura de sair.

Falando do Sr. Luís Filipe Vieira, disse que esta era a melhor equipa dos últimos 10 anos, mas não é isso que estamos a assistir, antes pelo contrário. Deve explicações claras aos sócios e não andar com rodeios, falando em segundos objectivos. É verdade que o Sr. Luís Filipe Vieira continuou com o trabalho de recuperação financeira do clube, iniciado por Manuel Vilarinho, mas o problema é que prometeu títulos nos últimos anos e que íamos dominar o futebol português.
Vencemos um campeonato com Giovanni Trapattoni e uma Supertaça Cândido de Oliveira com Ronald Koeman, mas Fernando Santos não ganhou qualquer troféu, sendo que esta época muito dificilmente conseguirá o único troféu disponível (Taça de Portugal). Estamos a jogar muito mal e é preciso mudanças de fundo. É preciso lembrar que estamos a 14 pontos do FC Porto, repito 14!
Os adeptos querem títulos, mas também penso que querem estar na luta até ao final, ter uma equipa competitiva e o Benfica não tem. Depois contratámos um avançado (péssimo) e um defesa-esquerdo (poderá ter alguma qualidade) na reabertura de mercado de transferências, mas não temos um único extremo-direito de raiz no plantel. Isto tem algum nexo? Que gestão é esta?

Coloco igualmente em causa a decisão do Sr. Luís Filipe Vieira de dar trabalho a adeptos de outros clubes. Existem benfiquistas tão ou mais profissionais do que certos elementos que estão à enriquecer à custa do Benfica. Diria mesmo a minar o clube. Está, na altura, de acabar com essa situação. O Benfica é dos benfiquistas.

Outra questão é a dos lesionados. Nos últimos anos temos tido bastante jogadores com lesões. É necessário tentar inverter esta situação, verificar o que está mal na preparação dos atletas, pois é um ponto essencial no futebol actual.

Por fim, ressalvo que não pretendo qualquer tipo de protagonismo com esta petição. Fiquei apenas bastante chateado com o jogo de hoje e espero que todos os benfiquistas manifestam a sua indignação em relação ao actual estado de coisas. Com outra capacidade de decisão, espero que os sócios (já fui também) compareçam nas Assembleias-Gerais e demonstrem a sua força, tal como fizeram recentemente. É que os presidentes, dirigentes, treinadores e jogadores passam, mas os adeptos continuam. Não vamos deixar morrer o BENFICA. FORÇA BENFICA. Subscrevam!

Saudações benfiquistas

quinta-feira, março 13, 2008 11:48:00 da manhã  
Blogger Quetzal Guzman said...

Eu assino por baixo o teu post. Só uma coisa: a frase (referes-te ao título do post, certo?) do Vieira foi proferida já depois da despedida de Camacho. Parecia-me um indício de que o Benfica iria ao mercado contratar um treinador de imediato. Era isso que me assustava: uma contratação sem qualquer critério.

sexta-feira, março 14, 2008 3:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo absolutamente com o que disse.
ja agora visite o meu blog
http://almavermelha1904.blogspot.com/

sexta-feira, março 14, 2008 3:37:00 da manhã  
Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

Ah ok Quetzal, tinha percebido que teria sido dito antes.

sexta-feira, março 14, 2008 5:15:00 da tarde  
Blogger Tiagojcs said...

Todas as opinioes que tenho lido e ouvido dizem e concordam em apontar o dedo à má gestão futebolistica do Rei dos Pneus . perante isto pergunto-me como não são tomadas medidas para corrigir o que está errado ?

Porque não se juntam os socios ,convocam uma assembleia geral e mostram a esses senhores que andam a enterrar e a ganhar dinheiro à pala do Benfica , que quem manda no Clube são os socios ??!!!

sexta-feira, março 14, 2008 8:32:00 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home