quinta-feira, abril 27, 2006

O Barça vai ser campeão europeu

E o motivo é simples: chama-se Sport lisboa e Benfica. O Barcelona pode ter o melhor plantel da Europa e praticar um futebol de fazer inveja a muita gente, mas há um conjunto de curiosidades que apontam a verdadeira razão para que os catalães conquistem o seu segundo título europeu.
Em Maio de 61, depois de ter despachado o penta campeão europeu logo na primeira ronda da prova, o Barcelona de Suarez, Kocsis e Kubala chegava a Berna como favorito. Mas o Glorioso, alicerçado num Costa Pereira em grande forma - só com os olhos, foram quatro as bolas que desviou para a madeira - conquistou o troféu.
Vinte e cinco anos depois, enquanto o Benfica ocupava o tempo na extinta Taça das Taças (ficando-se pelos quartos-de-final), surge nova oportunidade dourada para os culés, desta feita, em Sevilha. Após ter aviado Porto e Juventus, o Barcelona assumia um natural favoritismo diante do mítico Steaua de Bucareste. Acabou derrotado nas grandes penalidades.
A época 91-92 - o 'ano zero' da Liga dos Campeões - marcou o reencontro entre portugueses e catalães, com os últimos a vingarem a final perdida em 61. Um nulo no 'Inverno da Luz', graças a uma defesa monstruosa de Neno, e uma vitória em Nou Camp por 2-1, em noite desastrada de José Carlos, levou-os até Wembley, onde Ronald Koeman, equipado de laranja, resolveu de livre directo. O Barcelona conquistava o seu único título de Campeão Europeu.
Único porque, dois anos depois, o 'Dream Team' de Cruyiff provou do cinismo de Capello, Savicevic e Cia., sendo brindado com quatro secos. O Benfica, mais uma vez, andava pela Taça das Taças, tendo sido eliminado nas semi-finais.
Posto isto, irá surgir um novo ditado na Catalunha: "Para a Liga dos Campeões o Barcelona conquistar, o Benfica deve eliminar". Em jeito de agradecimento, o senhor Laporta pode emprestar um ou dois johadorzitos para a próxima época. Ouvi dizer que a aficción não gosta de um tal de Van Bommel.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Van Bommel? E o Rui Costa?

quinta-feira, abril 27, 2006 2:37:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home