sábado, abril 29, 2006

29/04/2006 13:29 Esclarecimento

"O Expresso Mente"

Na sequência do artigo do Expresso intitulado “Robert incendeia Luz”, o Sport Lisboa e Benfica, ao abrigo da Lei de Imprensa, exerceu o direito de resposta e enviou ao jornal, para publicação, uma nota de esclarecimento. Só que o Expresso violou esse direito de resposta ao não publicá-la, na edição deste sábado. Nesse sentido, a Direcção do Sport Lisboa e Benfica e a Administração da Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD, perante as falsidades e incorrecções contidas na notícia, publica na íntegra a carta enviada ao jornal Expresso. (lei a carta na integra)

Exmo. SenhorDirectorJornal “EXPRESSO”
c/c Sr. Paulo Luís de Castro Editor de Desporto

Exmo. Senhor,
Ao abrigo da Lei de Imprensa solicitamos que V. Exas. publiquem o seguinte esclarecimento, ao abrigo do direito de resposta, a uma “notícia” com o título “Robert incendeia Luz”, divulgada na edição da passada sexta-feira, dia 14 de Abril de 2006, e assinada pelos Senhores Jornalistas Paulo Luís de Castro e Isabel Paulo.
Esclarecimento
“O Expresso Mente”
A Direcção do Sport Lisboa e Benfica e a Administração da Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD, perante as falsidades e incorrecções contidas na notícia com os títulos “Robert põe o Benfica em Estado de Choque”, com honras de primeira página e “Robert incendeia Luz”, com pormenorizado desenvolvimento na página 16, publicada na edição do semanário Expresso de sexta-feira última, dia 14 de Abril, vem prestar aos Benfiquistas, em particular, e aos leitores, em geral, o seguinte esclarecimento:
1- O conteúdo da notícia em causa é totalmente especulativo, sendo próprio de um tablóide e não de um jornal com os pergaminhos que o “Expresso” conquistou para si;
2- São totalmente falsos e sem fundamento todos os valores apresentados como sendo remunerações de profissionais de futebol ao serviço da equipa principal do Sport Lisboa e Benfica. A forma como são apresentados é patética, enganando os leitores e será certamente merecedora de uma cuidada análise por parte das entidades que regem o cumprimento dos códigos deontológicos do jornalismo.
3- A falta de respeito por profissionais que todas as semanas honram as camisolas que vestem é notória e o tom utilizado na referida “notícia” – que não passa de mero artigo de opinião, eivado de intenções menos claras – espelha bem as possíveis origens ou fontes secretas, sempre cobardes, sempre escondidas atrás de um conveniente anonimato.
4- A título de exemplo, é totalmente ridícula a forma tendenciosa como é analisado o aplauso que um determinado atleta deu a outro colega, tratando-se simplesmente de uma forma de apoio num momento menos fácil, atitude normal entre atletas de alta competição.
5- A Administração da Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD, não pode nem deve – como é bom de entender – publicitar nos jornais cada contrato dos seus profissionais, sejam eles ou não jogadores de futebol da equipa principal. Mas a mesma Administração terá todo o prazer de, brevemente, perante o Sindicato dos Jornalistas e perante a nova Autoridade para a Comunicação Social, mostrar como se podem forjar notícias como aquela que foi publicada no Semanário Expresso, com intuitos menos claros ou, quem sabe, muito claros, quer pela incompetência de jornalistas – porque se estes podem questionar a competência dos nossos profissionais de futebol, assumimos que temos o direito de fazer o inverso - quer pela falta de seriedade das fontes.
6- A Administração da Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD informa ainda todos os leitores que durante os próximos dias apresentará em sede de tribunal uma queixa relativa á referida notícia e que o valor da indemnização será destinado a obras de cariz social.

Lisboa, 19 de Abril de 2006

A Administração da Benfica Futebol SAD
A Direcção do Sport Lisboa e Benfica

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caros amigos,
Gostaria de ter o vosso link, mas no meu blog são as visitas que se linkam! Por isso e se for da vossa vontade, vão até lá e cliquem no logotipo do "Páginas Amar-ela", o dos morangos, para fazerem o registo e adicionarem o vosso blog!
Um abraço amigo,
Daniela

domingo, abril 30, 2006 1:24:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home