segunda-feira, julho 23, 2007

Segundas impressões

» Manel, o grande reforço

Ora bem, começo por dizer que sim senhor, acertaram todos - este é um texto de resposta ao 'Primeiras impressões' da autoria do Quetzal Guzman.

E apenas por uma razão: Manuel Fernandes - com ele a equipa sobe um patamar de qualidade e de exigência. É um facto, comprovado logo no primeiro jogo da pré-época. Admito a minha admiração por este atleta que é um atleta de nível superior.

Sim, superior, daqueles que jogam, fazem jogar, daqueles que são novos e têm força e vontade e espírito e que não gostam de perder. (E são benfiquistas.)

Não nos esqueçamos do essencial. O Manuel Fernandes joga um futebol requintado, toque-na-sola-que-vai-ao-bico-da-bota para arrepiar caminho e soltá-la, redonda, brilhante e eloquente. Tem arte, engenho e tem o temperamento do Petit (que grande máquina de jogador) e do Katsouranis (que grande máquina de jogador, apesar dos sustos iniciais que me deu, nomeadamente na passada pré-época, a dos 3, mais 3, e ora toma lá outros três).

Todos estes elogios marcaram presença no jogo contra o Cluj, que até foi interessante, por ter sido jogado a bom ritmo (muito calor e inicio de trabalhos para todos) e por ter sido um jogo agradável, com passes errados a mais, pois é, mas também boas movimentações e tiques a reconfirmar. Manuel Fernandes inclusive.

Mais: não compreendo porque é que o Fernando Santos havia de preferir 'trocar o posicionamento entre Katsouranis e Manuel Fernandes' (para este 'fazer' de Petit).

Então se o Katsouranis (com menos velocidade, capacidade de levar a bola, mas com mais 'golo', sim senhor, mas atenção, o Manu tem um pontapé excelente e com os dois pés) é bom 'nas alas' - que o FS não tem, porque quem lá vai aparecer são os laterais, o Simão, e o segundo avançado, Bergessio ou a melhor-jogadora-portuguesa-de-todos-os-tempos - então o Manuel Fernandes não pode jogar naquela posição da figura geométrica que o FS tanto aprecia?!

Eu digo mais, não só pode, como deve jogar na direita ou na esquerda do meio-campo, aparecendo na frente com a liberdade que bem entender, porque tem pulmão, presença e, acima de tudo, uma qualidade fantástica. O Rui Costa que me perdoe (desculpa manão) mas vai passar muitos jogos no banco a bater palmas ao Manuel Fernandes.

'Reter' este rapaz numa função mais cerebral, em que é necessária mais experiência e posicionamento, é um crime!

Espero muito sinceramente que o Manuel Fernandes nunca mais volte a sair do meu Benfica, e que cague bem d'alto para figuras tipo Veiga e 'primo' Fernando e Rodolfos Mouras (e para algumas facções do Terceiro Anel e dos Cativos), que são malcriados, desafortunados, indigentes e não sabem, nem sonham! o que é ser benfiquista, como eu e tu, Manel, sabemos tão bem.

2 Comments:

Anonymous David Jorge said...

Ser benfiquista é ser cativo.
Ser benfiquista é nao criticar nenhum jogador (Nem o Beto!)
Ser benfiquista é estar lá sempre
Ser benfiquista é muito mais do que dar opiniões tacticas
Ser benfiquista é aplaudir o Manel, o Rui, o Simao, o Nuno, e qq outro, e pensar que mesmo que saia o simão para entrar o fernando aguiar, é acreditar que o F.Aguiar vai fazer o golo.
isto é ser benfiquista... e é muito mais...

mas o amor nao se caracteriza e opto por estar la todos os jogos para o demonstrar...

(apoiando sempre o Manel)

Daí reafirmo.. não estás de todo certo, e és injusto ao criticar o sector "cativos" e o sector "3º anel"

Ass: Cativo 24102

terça-feira, julho 24, 2007 5:24:00 da tarde  
Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

Não, desculpa lá, mas 'ser benfiquista' não é ser mentecapto.

terça-feira, julho 24, 2007 5:49:00 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home