segunda-feira, janeiro 30, 2006

Estreia (deste vosso escriba) depois de derrota - é estreia abençoada!

Estreio-me nas lides do Calciorosso, após convite do Quetzal, e dias depois de mais um derby. Literalmente. Mais um em que «a equipa mais fraca venceu». Mas eu não quero escrever sobre "chavões" - estou farto deles.

Eu quero falar do Laurent Robert. E, indirectamente, do Koeman. E, na curva, do Manduca. No final, do Sporting (e do jogo de Sábado).

Em relação ao Robert vou escrever uma coisa - é jogador da cabeça aos pés.

Quanto ao Koeman só vou escrever duas coisas - normalmente, é treinador de corpo e alma; às vezes, troca os pés pela cabeça.

Manduca - tem alcunha e estilo e tiques de "peladeiro". «Pô Manduca joga simples cara, não complica não; Ô Manduca, sê tá dormindo porra, tem que sair maish pro jogo; Falou mermão, me deixou na cara do gol, qui passe açucárádo». Problemas à vista - tacticamente ineficaz, precisa de aprender a jogar como homem-surpresa. Ainda vai a tempo?

Jogo de Sábado. Benfica sempre "fora" da bola e do meio-campo - defendeu com poucos e atacou com poucos. Eu não gosto desta ideia - «O Manduca é inteligente a jogar». Não é. Eu não gosto de mais esta ideia - «O Benfica é eficaz num 4-3-3 camaleão». Não é.

O Sporting aproveitou bem esta indefinição táctica do Benfica, circulou bem a bola, demonstrou ter (alguns) bons jogadores e esteve sempre organizada (atenção: estou a cingir-me, apenas, a este jogo. Os adjectivos usados não servem para classificar a campanha daquela equipa no resto das competições).

O Benfica, qual camaleão (Geovanni era extremo? O Manduca jogava onde? Sim, eles iam trocando um com o outro, mas, quem defendia quem?) esteve sempre desorganizado. Foi uma pena - a princípio ainda pensei que a equipa acabaria por assentar e, com o tempo, aproveitaria o tempo e o espaço que a outra equipa nos ia oferecendo. O golo (oferecido) acentuou esta ideia. Puro engano, maior a desilusão.

Eu quero (exijo, caramba!) a equipa num 4-4-2, com dois extremos claros e dois avançados claros - sem camaleões, portanto. Dá para não inventar?

Finalizo com a impressão de que a neve de ontem serviu apenas para arrefecer os ânimos da lagartagem - ganharam a Copa BES e o Campeonato da 2ª Circular. Parabéns, mereceram. Mas tenham calma, continuam longe. No campo e na bolsa de apostas.

3 Comments:

Blogger Quetzal Guzman said...

Na véspera do fecho de inscrições, chega o esperado reforço de Inverno. Seja bem-vindo. ;)

segunda-feira, janeiro 30, 2006 1:32:00 da tarde  
Blogger Renato said...

bem vindo..gosto do nick do 2º melhor jogador de sempre ;)

segunda-feira, janeiro 30, 2006 3:07:00 da tarde  
Blogger NM said...

Bem vindo

terça-feira, janeiro 31, 2006 10:48:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home