domingo, janeiro 22, 2006

ANTI-BENFIQUISTA ?

Já vem de longe esta dúvida. Instalou-se há mais de dez anos, era Toni treinador principal do Benfica, Jesualdo seu adjunto e os russos ainda jogavam de encarnado. Nessa altura, Toni não teve pejo em afirmar: "Este senhor não gosta do Benfica e não gosta do seu treinador!" E ao longo da sua carreira, oportunidades não faltaram para demonstrar a veracidade das declarações do Toni. Todos os benfiquistas se lembrarão do dia em que o referido árbitro expulsou Claudio Caniggia por suposta acumulação de amarelos, quando este acabara de ver o primeiro. Mas a gravidade do caso nem reside nesse facto. Erros todos fazem. O pior, para todos os portugueses que gostam de futebol e se recordam, foi a mentira perpetuada nos dias seguintes, com a descoberta de que o argentino era afinal um brilhante, e rápido (dizer "cabrón, hijo de puta" no escasso segundo que separou a amostragem dos dois cartões é obra!!!), ventriloquo. A FPF chamou o referido senhor à sua sede e este continuou sem assumir o erro. Inexplicavelmente, apesar de tamanha demonstração de ausência de coluna vertebral, não foi irradiado da arbitragem. Continuou por aí, errando como todos, mas sempre com direito a uma mão amiga. Até da Imprensa. Também para a história, por vários motivos, ficou a célebre reportagem da Sport TV. Primeiro, pela tentativa de suavizar a imagem do árbitro mais propetente que já passou pelos relvados portugueses nos últimos anos. Depois, pela visita ao seu local de trabalho e por aquela folha A4 colocada no ecrã do seu computador, que Coroado retirou com vísivel desconforto. "LAGARTO NÃO ASSUMIDO" Assim mesmo, em caixa alta para que não escapasse à câmara. Estavam explicadas as "insónias" e a "azia" do homem que se diz do Belenenses.
E recordo tudo isto porquê? Porque apesar de tudo, esta figura é altamente considerada no futebol português, quando, no fundo, não passa de uma espécie de Octávio Machado da arbitragem. Com a diferença que o Octávio é gozado pela opinião pública e este é tido por personagem séria. Tão séria que é capaz de escrever isto:
"Simão faz uma tentativa de carga e toca nas costas de Carlitos que este aproveita para ganhar um lance susceptível de, ao nível do relvado, dar a marcação de uma falta. Na televisão ficam grandes incertezas, mas atribuo o benefício da dúvida ao árbitro."
"Sá Pinto coloca, efectivamente, o braço esquerdo em Kanu. Não é perceptível que tenha sido empurrão merecedor de grande penalidade ou de qualquer outra falta. O maritimista, oportuno, soube "cavar" bem aquilo a que não tinha direito."
Dois casos idênticos, duas considerações distintas. É este o adepto do Belenenses que analisa a coerência dos seus antigos colegas de profissão em três orgãos de Comunicação Social.
Anti-benfiquista???

4 Comments:

Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

Recordo também, no jogo (polémico) Gil Vicente-Porto, ainda antes do penalty Peixoto-Carlitos, um canto do Gil em que a bola é cortada, pela defesa do Porto, na direcção do marcador do canto - que volta a colocá-la na área.

Neste "sobe e desce" da defesa, o segundo cruzamento é feito na direcção do Gregory, que se apanha sozinho na pequena área. O fiscal-de-linha assinala fora-de-jogo quando alguém do Porto, a fechar o primeiro poste, está, no mínimo, 1-2 metros para trás, colocando, claramente, o jogador do Gil em jogo.

Reconheço que, apesar de evidente (para ser amigável), é um erro "menor" (já não me lembro da consequência - acho que o Gregory nem chegou a finalizar).

Mas fora-de-jogo aquele homem não estava, nem pintado de Mantorras!

Tudo isto para registar uma reacção.

Jornal "O Jogo", dia seguinte à partida. "Tribunal do Jogo".

Pergunta: "Gregory estava em posição irregular?"

Resposta do Coroado: "Estava sim senhor, mão para cima".

Eu pergunto:

- O gajo será cego?
- Desonesto?
- Não viu o jogo?
- Deu uma cochiladazinha enquanto bebia um Scoth na redacção da TVI?
- Estava com o refugado ao lume?

Gostava que ele, Coroado, me respondesse.

(Quem quiser recorrer ao arquivo do jornal ou tiver o prazer de visitar a Hemeroteca pode confirmar aquilo que relatei)

segunda-feira, janeiro 23, 2006 12:45:00 da tarde  
Blogger D'Arcy said...

Parabéns pelo novo visual do blog, e mudança de endereço (confesso que o visual anterior dava-me sempre problemas, sobretudo no Firefox). Já agora, estas mudanças avisam-se, para que se possa actualizar a secção de links ;)

Quanto ao Coroado, todos nós sabemos aquilo que ele gosta do Benfica. Por mim fiquei marcado ainda antes desse jogo do Caniggia, quando numa bela tarde fui ao antigo Estádio da Luz assistir a um Benfica x Torreense para o campeonato, e esse senhor conseguiu expulsar três jogadores nossos (se não estou em erro foram o Paulo Sousa, Pacheco, e César Brito).

segunda-feira, janeiro 23, 2006 3:27:00 da tarde  
Blogger Renato said...

queixam-se vcs..esse sr qd apitava c o porto era só rir(lembro-me uma vez na luz q lembrou-se de oferecer um penalty p hipotetica falta sobre o poborsky)

agora como comentador aidna está pior.além de se achar o supremo conhecedor da matéria, consegue ver mais lances contra o fcp q a própria leonor pinhao!!

mas dentro daquele programa de m** está la bem

ps-gosto especialmetne qd diz 1 coisa na antena 1 e outra na tvi sobre o mesmo lançe!!

segunda-feira, janeiro 23, 2006 7:43:00 da tarde  
Blogger Quetzal Guzman said...

Renato, tens toda a razão nesse post scriptum.

D'Arcy, tens toda a razão. Era para ter feito menção "à mudança de casa" na minha última passagem pelo teu "Diário"...

Edson, foras de jogo e Coroado não rimam. Lê o que escrevi há quase um ano:
http://calcio-rosso.blogspot.com/2005/02/o-mestre-coroado.html

terça-feira, janeiro 24, 2006 2:41:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home