quinta-feira, setembro 13, 2007

Mano vs. Socolari

Há um par de meses critiquei a atitude da FPF relativamente a Mano num grupo de amigos. Isolado fiquei, mas ainda hoje acredito que se abriu um precedente perigoso.
Bem ou mal, Mano reagiu a uma atitude de um adversário. Curiosamente, como Cristiano Ronaldo, para dar o exemplo mais recente que me vem à memória, fez em Évora no Verão de 2006. Sem qualquer castigo federativo. Recorde-se e sublinhe-se.
O perigo do precedente aberto está agora à vista. Se a FPF quiser ser coerente, tem que suspender Scolari pelo mesmo período de tempo. Mas vai ao mercado procurar outro treinador nesta fase do campeonato? Recupera Agostinho Oliveira? O que será mais prejudicial para a selecção? Assobiar para o lado ou despedir o treinador?
Que Scolari tem que ser castigado, ninguém duvida. Ele tem que constituir o exemplo de serenidade para quem anda no relvado. Mas não faço o jogo hipócrita de entrar em comparações com João Vieria Pinto, Paulo Bento ou Zequinha. Estes desrespeitaram o árbitro, elemento soberano do jogo, apenas porque estes se limitaram a aplicar as leis do jogo. Não há comparação possível, ponto final. Posto isto, castigue-se, mas com ponderação. acima de tudo, há que pensar no que é melhor para a selecção.