segunda-feira, junho 29, 2009

O novo Benfica

Começa hoje a época 2009-2010 do Benfica. Com novo treinador, novos laterais, novo médio-volante e novo avançado. Diz-se que poderá vir outro avançado, de repente deixou-se de falar de guarda-redes. Estranho que ninguém fale do meio-campo defensivo. O Benfica apresentou a época passada o melhor quarteto de centrais dos últimos 20 anos. Ouviu-se por isso de tudo. Que Sidnei era melhor que David Luiz. Que Sidnei perdia para Miguel Vitor. Que Luisão devia ceder o seu lugar aos mais novos. Esta saudável diferença de opiniões apenas foi revelando o equilíbrio desse quarteto. No entanto, a defesa do Benfica foi um passador, muita por culpa da deficiente cobertura do meio-campo. A maioria dirá, com razão, que o sistema táctico não era adequado, que deixava a equipa muitas vezes desposicionada, mas também é verdade que falta ao Benfica um verdadeiro cabeça de área. Chegou-se a apostar em Bynia, mas é consensual que lhe falta futebol para ser titular do Benfica. Olhamos por isso para o plantel e apenas vemos Ruben Amorim com capacidade para assumir essa função. Estranho por isso que o Benfica não tenha procurado esse tipo de jogador, alguém que funcionasse como referência colectiva no processo defensivo. É que sente-se essa ausência desde que Petit começou a quebrar na sua última época.

terça-feira, junho 09, 2009

Sobre o que Vilarinho disse a propósito do basquetebol

Recordar que:

. um célebre jogo de hóquei serviu, e bem, para que o antigo Presidente do Sport Lisboa e Benfica apontasse a raça daquela equipa como exemplo para os profissionais do futebol

. posteriormente, Vilarinho defendeu o encerramento das modalidades

Os meus dois cêntimos

Isto é muito simples: só concebo a realização de eleições antecipadas nos casos em que a demissão dos corpos sociais ditem o afastamento definitivo dos mesmos, ou pelo menos da sua face mais visível: o Presidente da Direcção. Como exemplo podemos referir o incompetente Manuel Damásio. O que agora vemos, com anunciada recandidatura, é, como diz o Edson, uma atitude prepotente e ditatorial. Argumentos como o da estabilidade são, para mim, conversa de merda. Quem tem medo de gerir/treinar/jogar sobre pressão está a mais no Sport Lisboa e Benfica. Ponto!
Mas não venha agora a oposição armar-se em peixeira do Bolhão. Se lhes servia a demissão em Maio, também tem que servir em Junho. Os prazos estatutários são os mesmos. Se o calor lhes tolda o raciocínio, também estão a mais. Até porque nada vemos. De um lado um ajuntamento mediático em torno do Veiga (responsável por muitos dos vícios que assolam o Benfica de Vieira), do outro um lunático sem projecto, sem lista para os corpos sociais, mas com avião, cartazes do Porto e um mandatário boavisteiro. Tudo feito para assegurar mais um voto em branco deste associado. E sim, é mais fácil desresponsabilizar-me do que aí vem. Até porque a campanha será uma beleza.
Vêm aí dois feriados, uma ponte amavelmente concedida pelos patrões e um fim-de-semana. Não conto folhear um único desportivo! Vou passar por cima dos cadernos dos generalistas e fugir dos debates televisivos e radiofónico. Para este circo nem mais um tostão!

E pára o baile, porra!

"O problema grave é desportivamente não ganhar, o que é gravíssimo. Se aquilo é para ganhar..." [diria que o problema mais grave é a deficiência de personalidade que alguns dirigentes do Benfica apresentam]

"O título de basquetebol não me diz nada. Já sei que amanhã vou ser criticado mas as modalidades são um sorvedor do dinheiro do futebol." [pois ora bem, mas a mim dizem-me e a minha opinião vale tanto como a sua]

"Estou farto de benfiquistas. Prefiro trabalhar com sportinguistas do que com benfiquistas que se estão sempre a queixar. Benfiquistas sou eu mais 10 ou 20." [percebo-o tão bem, caro "benfiquista"...]

"O Benfica, infelizmente, tem exemplos disto na sua história, já nem é recente, é quase remota e cada vez que se aproxima um período eleitoral parece-me que só eu é que tive sossego." [hipócrita]

Estas são declarações atribuídas pelo jornal Record a Manuel Vilarinho, actual presidente da mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica.

Considero-as de uma gravidade extrema e não quero pactuar com pessoas deste nível. Respeito o consócio Manuel Vilarinho e posso dizer que até me deu uma grande alegria quando eliminou Vale...

Mas isto é o fim da linha, o desnorte, o descarrilar.

Alto!

Seu LFV:

É assim: a partir deste momento, o meu camarada tem apenas duas hipóteses para sair em pleno da presidência do Sport Lisboa e Benfica.

- Ou retrocede na intenção de se demitir, o senhor e a sua corja de lambe botas;

- Ou não se candidata, e assim estaria a fazer-nos um favor a todos os benfiquistas como o senhor.

Caso se candidate e caso as eleições aconteçam mesmo a 3 de Julho, então, meu amigo, a partir dessa data deixará de existir para mim. Perderei todo o qualquer respeito que ainda subsista relativamente à sua pessoa.

Pode ter construído um novo estádio, um centro de estágio, e ter ganho 344 competições em apenas 343 dias. Pelas suas atitudes vejo que não percebe que o clube não é seu, ainda que às vezes pareça.

Não é, resigne-se.

Quanto a supostas alternativas, acreditem e acredite, caro consócio LFV, já estou por tudo. Até o Vale e Azevedo aceitava de volta, nem que fosse apenas para arrear LFV e no dia a seguir convocar uma Assembleia Geral para arrear também o Vale...

Estou, como disse, por tudo.

Veiga? Venha. Varandas Fernandes? Venha. Bruno Carvalho (cruzes...)? Venha. Voto em branco? Venha.

domingo, junho 07, 2009

Campeões! 14 anos depois, novamente campeões!


Catorze anos depois: CAMPEÕES!!! Contra a mesma Ovarense que havia sido batida no último título. Tal como em 95, duas vitórias preciosas em Ovar. A diferença esteve mesmo no factor casa. Em 95 o Benfica começou por perder ambos os jogos caseiros, teve que mergulhar bem fundo no seu orgulho e encontrar forças para bater, por duas vezes, o anunciado campeão. E trouxe a negra para um pavilhão a rebentar pelas costuras. Na altura foi o 7º título consecutivo e o 10º em 11 anos. Desta feita não houve surpresas e a festa fez-se mesmo a Norte. 4-0, sem espinhas. 21º título na modalidade, o 1º desde a criação da liga profissional.

quarta-feira, junho 03, 2009

Reyes é caro?

Hesito. Sei pelo menos o que pode dar ao Benfica. Caro foi Balboa, sem sombra de dúvida. Patric será caro ou barato? E Ramires?

Bruno Carvalho

Bruno Carvalho já tem site. Bruno Carvalho socorre-se de notícias que me parecem especulativas, embora revelem o grau de desorientação que infesta o Benfica, para tentar demonstrar a sua razão quanto à necessidade de antecipar as eleições. Mas Bruno Carvalho continua a não ter lista. Bruno Carvalho continua a não ter projecto. Resta saber que tem Bruno Carvalho para apresentar ao Benfica, para lá de um cartaz com jogadores de um outro clube.