sábado, fevereiro 28, 2009

Parabéns Sport Lisboa e Benfica!

Os festejos começaram poucos segundos depois da meia-noite, junto à roulotte do Manelito. Com muita cerveja à mistura, dezenas de benfiquistas cantaram os parabéns e o grande Piçarra. A festa seguiu até perto das 2h.



105 anos!!! Viva o Sport Lisboa e Benfica!!!

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Parabéns aos lags

Porque três meses depois voltaram a bater o seu recorde.
Porque num acto de puro altruísmo abdicam de mais um dia de descanso para que o Porto possa descansar antes do embate com esse colosso que dá pelo nome de Estrela da Amadora.

ps- ironicamente, Porto e Estrela da Amadora decidiram adiar o jogo da Taça para 22 de Março. Mais uma vez, parabéns aos lags.

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Critérios...

O Real Madrid - Liverpool de amanhã dá em diferido.
O jogo entre as equipas mais tituladas em prova (visto que o Milan anda pela UEFA), dá em diferido.
O que valem 14 troféus perante o embate entre o Belenenses de Londres e a Juventus? Nada. O que vale a história da maior competição de clubes perante a possibilidade de ver um jogo do Bosingwa? Nada.
A Sport TV não é cara, mas às vezes parece...

domingo, fevereiro 22, 2009

Esquizofrenia

Continuo fodido com o jogo de ontem. Limito-me por isso a constatar o óbvio e já escrito por uma série de pessoas. Como é que os mesmos 10 jogadores reagem tão bem ao golaço de Liedson e se apagam daquela forma perante o golo de Derlei?
David Luiz, David Luiz...

sexta-feira, fevereiro 20, 2009














imagem descaradamente surrupiada ao Eterno Benfica

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Multas

Pergunto-me o que leva a Liga a multar o Benfica em 1600€ quando o seu sócio honorário apenas terá que pagar 750€. É pelas tochas? Mas disso vimos nos dois lados. Por arremessar objectos para o relvado não será, pois tal só se verificou largos minutos depois do apito final e foram os jogadores benfiquistas a ser brindados com paus arremessados da bancada Super Bock quando efectuavam os exercícios de recuperação. Por insultos, duvido, já que a nível de impropérios, foram bem mais evidentes os que tinham sotaque nortenho. Fica a dúvida. Talvez um dia nos expliquem. Uma coisa é certa: o Benfica segue, mais uma vez, isolado neste particular campeonato. Dará direito a uma taça?

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Drágoun 2

Na minha bancada estranhei a entrada tardia, e demorada, dos adeptos benfiquistas no seu sector. Presumi, por todos os problemas anteriormente registados, que tal acontecesse por responsabilidade da polícia. Vi agora, na SIC, o responsável da PSP a falar de "revista excessiva" e de atrasos "injustificados" na entrada dos adeptos, pelo que iriam reunir com o Porto para perceber os motivos. Até porque, garantia ele, os benfiquistas foram rapidamente conduzidos ao estádio para precaver problemas com o aproximar da hora de início de jogo. Uma rápida conversa com um amigo que viajou nos comboios especiais e entrou perto dos 40 minutos de jogo: menções a bocas de gozo por parte da segurança privada e uma revista que obrigava as pessoas a descalçarem-se. É assim que somos tratados por aquelas bandas?

Drágoun!

Serviu a minha estreia futebolística na bela cidade do Porto para comprovar os factos que já me haviam sido confidenciados por amigos e para confirmar que aquela agremiação, desde que um determinado senhor se colocou à sua frente, se rege por critérios absolutamente anti-desportivos. Não fossem uns milhares de adeptos estranhos no estádio e uma equipa que se decidiu a equipar de vermelho e pensar-se-ia que o Porto iria actuar sozinho. Bandeira do Sport Lisboa e Benfica, nem vê-la. A do fêquêpê lá estava, ladeada pelas da LPFP e pelo símbolo nacional. Constituição de equipa, inexistente. Pormenores de menor importância, dirão uns, mas que para mim caracterizam na perfeição aqueles que dirigem o nosso sócio honorário. É esta cultura do ódio que nos obriga depois a presenciar episódios absolutamente ridículos. Que fique bem claro: animais há em todo o lado e qualquer adepto com pouco cuidado se sujeita a passar por dificuldades em recintos rivais. Mas em nenhum lado se sente tanta hostilidade, ao ponto de no interior do estádio ter visto um portista a insultar e ameaçar uma benfiquista que acompanhava o seu namorado, adepto da casa. Tendo eu partilhado 5 anos da minha vida com uma sportinguista que levei à Luz sempre que possível, que incentivei a levar os adereços clubisticos que quisesse e que se manifestasse sem problemas (sem entrar em provocações, obviamente), encaro estas coisas com total repulsa. Não quero, ainda assim, colar a maioria dos portistas a este rótulo. Tenho muitos amigos naquela cidade que sofrem pelo seu clube do coração num espírito de lealdade e respeito. Mas que há muito taliban que segue a cartilha do Papa à letra, há.


Filhos da puta!
Fiiiiilhos da putaaa!

Um otoverme por excelência que ainda hoje ecoa na minha cabeça e continua a causar-me riso. São violinos, música para os meus ouvidos. O Sport Lisboa e Benfica é de facto muito grande.

O jogo foi bom. Muito bom mesmo. Talvez nspirado por um dado estatístico muito particular (em 29 anos de existência, nunca o Nosso Clube perdeu no dia do meu aniversário), sentei-me naquela bancada absolutamente tranquilo. Comentei isso mesmo com o meu companheiro de viagem enquanto sorria para os outros 5 benfiquistas que nos envolviam naquela fila (curioso alinhamento clubístico em localização adversa). O Benfica entrou como se exigia, aguentou o ímpeto inicial da tripeirada e foi colocando a defesa adversário em sentido (a mera presença de Suazo, apesar do jogo apagado, fez com que o sector defensivo do Porto tenha jogado muito mais recuado que o habitual). O meio-campo do Porto jogava com muita cautela e nós apresentávamos uma serenidade algo surpreendente até. E chegou o momento em que o quarto árbitro anunciou o minuto de compensação. Reyes ajeitou a bola e senti que algo ia acontecer. É um pensamento que passa pela cabeça de qualquer adepto dezenas de vezes por época. E há sempre aquele dia em que acertamos. Foi ontem e ainda bem. Festejar um golo ali (mesmo que de forma contida) é delicioso.

A segunda parte foi encarnada. Mais concentrados, mais rigorosos, mais serenos. E pela primeira vez em meses, terminámos um jogo a controlar sem problemas, enquanto o adversário acusava a pressão deixava escapar bolas pela linha lateral. E verdade seja dita, só a inconsequência de Di Maria nos impediu de vencer. Com Aimar e Reyes isolados, o argentino optou sempre por individualizar e perder a bola. Duas situações de golo transformadas em nada.

Jesualdo lá voltou a ser avaliador de árbitros. Como repito entre amigos, é incrível como ninguém o entala numa conferência de Imprensa. Ele já era assim em Braga, na Luz ou em Alverca. O homem que diz "raramente" falar de ábitros é dos que mais os pressionam. E ninguém ousa dizer-lho na cara. Veremos o que se vai passar agora no Olival. Podem os portistas alegar que continuamos atrás e que cabia ao Benfica vencer. Nada mais falso. Foi Jesualdo quem atirou a pressão para cima da sua equipa ao descansar um 11 inteiro. E perdeu em toda a linha. Nos pontos e na vertente anímica.

Acredito que só o Benfica mereceia vencer, mas não me sinto desiludido. Este é o ponto que nos vai dar o título. Tenho dito.

O melhor em campo: AIMAR!!! Bem acompnahdo por Sidnei, Luisão, Amorim e Maxi (apesar de alguma quebra durante a segunda parte). No Porto destaco Fernando e Fucile. E Lucho. As desilusões foram mesmo os supostos desiquilibradores: Suazo e Reyes, Hulk, Lisandro e cebola. Uns mais que outros, mas todos apagadados. Semi-desilusão: Katsouranis. Muitos passes errados, que acabaram compensados pela forma como organizou a equipa em campo. Foi uma voz de comando importante.



ps- Este blogue sempre teve uma máxima seguida à risca: somos conduzidos pelos nossos humores. Assim se explica o abandono a que foi votado na recta final da Liga 07-08. O início desta época veio alterar as coisas, mas mudanças profundas no campo pessoal e profissional limitavam o tempo necessário para dar a devida atenção a este espaço. Pelo meio surgiu um convite para outro blogue, onde a espaços fui escrevendo sob outro pseudónimo (mais adequado ao espírito do espaço). É por isso provável que muitos dos textos aqui publicados surjam também no Ndrangheta. Assim, não vejam o Astutillo Malgioglio como um plagiador, mas antes como um gémeo siamês.