domingo, setembro 30, 2007

Doce ironia

Ver os lagartos criticarem o nome que apoiaram para o CA da Liga.

Medo de ganhar

O Benfica perdeu dois pontos porque o treinador não os soube conquistar. Quando se pedia maior presença na área, fruto do recuo do Sporting que passava a apostar tudo no contra-ataque, e um Rui Costa mais próximo de Katsouranis, com mais espaço para lançar os ataques, saíu Nuno Gomes, que apesar do golo escandalosamente desperdiçado se estava a exibir em bom plano. Ainda por cima o espanhol tarda em perceber que Nuno Gomes e Cardozo são jogadores diferentes, insistindo no mesmo tipo de jogo para ambas as soluções. E é penoso ver um finalizador a lutar pela bola nos flancos...
O jogo foi equilibrado. O Benfica entrou bem, com velocidade e boas trocas de bola a garantirem superioridade no meio-campo. Depois o Sporting atinou com a marcação a Rui Costa, o Benfica insistiu nos lançamentos aéreos e ofereceu o meio-campo. O Benfica voltou a entrar forte na segunda parte e acabou por dominar territorialmente, o que é natural tendo em conta as instruções de Paulo Bento. Mas o Sporting foi sempre perigoso nos contra-ataques, pelo que o empate é justo. Mas a imagem que fica é o receio de Camacho.
Claro que outros factores ajudaram. Nuno Gomes não pode falhar aquele golo, a equipa tem de rematar mais de longe quando se conhecem as limitações do guarda-redes adversário, ainda para mais com chuva, e Di Maria não pode querer assistir o companheiro quando tem tudo para facturar.
Katsouranis foi gigante, o melhor em campo. Rodriguez o mais esclarecido na hora de atacar e Maxi muito útil na ocupação de espaços. Quim, confiante e seguro como tem acontecido no início desta época.
Pedro Henriques: péssimo.

Etiquetas: ,

quinta-feira, setembro 27, 2007

Orelhas baixas

Duarte Gomes veio pedir desculpas públicas pelo erro do seu assistente. Não me chocaria se isso fosse hábito corrente. Mas não é. Oh senhor Duarte Gomes, e quando foi você a errar, quando assinalou, a escassos minutos do apito final, um célebre penalty na Antiga Catedral, por queda de um avançado que tinha o adversário mais próximo a cerca de metro e meio, não pediu desculpas porquê? E alguma vez se desculpou perante o Andrade, jogador que nesse dia viu o segundo amarelo depois de um adversário, com o jogo interrompido e nas suas barbas, lhe ter pisado os testículos? Acho isto realmente curioso porque já não é a primeira vez que um árbitro vem pedir desculpas por erros favoráveis ao Benfica. E muitas vezes de terceiros. Já assim fora com Vitor Pereira, por exemplo, após um polémico Belenenses - Benfica. Não sei se é moda, nada passageira, ou exigência. É que não me recordo de uma única vez em que semelhante pedido de desculpas tenho sido dirigido aos benfiquistas. E motivos não faltam.

Ai é?

"A última coisa que alguma pessoa do Governo pode fazer é interferir, comentar ou dar palpites sobre a intervenção própria das instituições "

Laurentino Dias

Privilegiado

É como me sinto por ter estado a trabalhar durante o jogo. Por norma isto é motivo para um longo dia de profunda irritação, a distribuir sorrisos amarelos a quem promove o contacto com a minha pessoa. Hoje, talvez por se tratar de tão insignificante competição, levei o assunto na desportiva. E longe estava eu de imaginar a sorte que tive. Do que fui espreitando, só me suscitava sorrisos conformados. Apatia generalizada, Binya a deitar por terra os bons indícios demonstrados no domingo, Nuno Assis a revelar a sua habitual descordenação e incapacidade para assumir o papel de organizador, Dabao, como Cardozo, a ter que fugir da área, and so on. Tenho pena dos simpáticos adeptos do Estrela, bem como dos jogadores e do Daúto Faquira, que não mereciam aquele castigo do auxiliar. Terá sido vingança pelo albarroamento de que foi vítima? Deu pelo menos para rir, e a gargalhada ainda se arrastou bem para lá do apito final, com uma das decisões arbitrais mais ridículas e surreais a que já assisti.

ps- O golo do Estrela também é surreal. Primeiro por ninguém ter dito ao torhüter que três gajos na barreira não são suficientes para um especialista como o Maurício. Em segundo lugar pela forma como o Assis salta e se vira, permitindo que a bola passe. Quem tem medo não vai para a barreira.

terça-feira, setembro 25, 2007

As cromices do Miguel

O tabaco pouco importa, na minha opinião. Futre fumava. Houve até um avançado dinamarquês Campeão da Europa que assumiu chupar três maços por dia. O nosso actual capitão também é fumador. Se saiem á noite ou não, também me é igual ao litro. O jogador é que tem de saber se isso afecta o seu rendimento ou não. E o futebol está pejado de gajos que aguentam com poucas horas de sono. O que chateia nas declarações do Miguel, para mim, é isto: "Não tenho problemas em assumir o que sou. Não me escondo e todo o mundo pode ver-me". Eu sou gajo para jurar que o Miguel disse com todas as letras, por altura da rescisão/negação do vínculo contratual, que as notícas da sua vida nocturna eram falsas e inventadas pela direcção do Benfica.

Braga

O Benfica entrou mal no jogo, chegou a equilibrar mas não conseguiu mais que um domínio ilusório do meio-campo, já que foi sempre a defesa do Benfica a ter mais trabalho. A maioria dos jogadores alternou entre o razoável e o mau. Perdas de bola infantis, muito por culpa de más opções na transição ofensiva e cruzamentos sempre mal calibrados. Em bom plano os do costume neste início de época - Quim, melhor em campo, Leo e Katsouranis, apesar de uma falha comprometedora - aliados a Bynia. O miúdo mostrou que sabe o que está a fazer em campo, recupera muitas bolas e sabe lançar o início do ataque. Precisa de corrigir um aspecto: sendo o pivot defensivo, não pode sair a pressionar à frente dos outros médios descurando o seu natural espaço de acção.
Camacho esteve mal nas primeiras substituições, bem na última. Rui Costa estava sem gás e Romeu ajudou mesmo a fechar o meio-campo ao Braga. Recordando a sapiência de Trappa: "quando vês que não podes ganhar, então não podes perder". Do flash interview veio um sinal claro: o título não é o principal objectivo, o que se compreende para quem aterrou novamente no Benfica com a situação conhecida. Uns vão acusá-lo de falta de ambição, outros dirão que estamos perante o retirar de pressão à equipa. Na minha opinião é mero realismo. Se Jesualdo fizer aquilo a que nos habituou, então sim, podemos voltar a sonhar com o troféu.

Edson, a minha opinão sobre o Edcarlos mantém-se: banal. Sim, esteve mais em jogo, menos nervoso e bem nos lances aéreos. Mas tem deficiências no posicionamento e toma algumas opções disparatadas. Assumo que sou mais exigente com ele, porque o puto Vitor está a lançar-se e o David Luiz, ainda assim com menos anos de futebol sénior que o Edcarlos, tem qualidades que vão compensando os seus defeitos.

O Manuel Fernandes e o respeito



Chamem-me presunçoso, não me interessa. Acho que o Manuel Fernandes, hoje, em entrevista ao jornal 'O Jogo', só confirmou aquilo que escrevi anteriormente (aqui e depois aqui).

Ao contrário daquilo que 98 por cento das pessoas acha, eu percebo muito bem o Manuel Fernandes, até porque, mesmo sendo benfiquista-mais-do-que-português, teria tomado exactamente a mesmo atitude dele.

Se me colocar na posição do jogador, também mandaria o meu director para o 'caralho' se ele andasse a encher os ouvidos do dono da empresa, 'o Edson não vem trabalhar, diz que está doente - eu mandei lá aquele meu amigo, o Toni - o médico, sabe? -, e ele informou-me que o Edson está doente sim, mas é na cabeça!'. Estas atitudes demonstram uma falta de dignidade e de respeito incrível.

Como o Quetzal tantas vezes insinuou, a dupla Veiga - Moura fazia 'panelinha' e tentaram (e chegaram a conseguir) dominar toda a parte técnica (Veiga) e toda a parte física do Benfica (Moura, pai e filho). A questão que sempre se pôs é que, nem um, nem outro, têm competência para isso. E este argumento chega para arrumar a questão.

Por outro lado, a maneira como o Benfica gere os atletas que forma não faz o mínimo sentido.

O Manuel Fernandes, pela qualidade, pela inteligência e por ser da casa, tem o direito de ser acarinhado e responsabilizado enquanto tal. O mesmo serve para o João Coimbra e servia para o João Pereira, por exemplo (e agora o Miguel Vítor e o Romeu). O nosso clube não se pode dar ao luxo de desperdiçar homens como o Manuel Fernandes - que, para mim, tem toda a cara do Benfica: é forte, joga um futebol muito bonito e tem uma personalidade do caraças.

Sempre deu tudo pelo clube, apesar de muitos adeptos, em determinada altura, acharem que não (mesmo na última pré-época, mesmo com os dois pés fora do clube - como sabemos agora -, foi sempre dos melhores).

Quem o deveria ter defendido até à última não fez - e aqui o presidente tem a culpa porque confiou demais em pessoas que não mereciam todo esse crédito.

segunda-feira, setembro 24, 2007

E agora Quetzal, o que me dizes do Ed?

quarta-feira, setembro 19, 2007

Futsal Benfica, sorte madrasta

O sorteio ditou a inclusão do Benfica no grupo do campeão europeu em título e de uma equipa italiana que será anfitriã da poule. O objectivo traçado no início da época está mais complicado.

San Siro

Numa perspectiva de ganhar pontos, não gostei do 11 escolhido por Camacho. Se partirmos do princípio que este jogo era para deitar fora, não deixa de ser bom que se testem dois jovens em jogo de elevada exigência. Serve para perceber o potencial e a maturidade que eles possam ter (Camacho já tentou vencer o Inter colocando o Manuel Fernandes, que fazia então o segundo ou terceiro jogo oficial pelo Benfica) e para educar os jogadores a comportarem-se nestes grandes palcos. Edcarlos, como diante da Naval, demonstrou a sua banalidade. O puto cedeu à pressão.
Quanto ao jogo, o Benfica deu o que lhe era permitido oferecer. Com Camacho, apesar de todos os erros que lhe queiram (e até podem) imputar, os jogadores têm pelo menos o alento para continuar a lutar por algo, mesmo que completamente subjugados pelo adversário. Não põem os olhos no chão e isso é uma clara melhoria relativamente a outros tempos. Pormenor a salientar: o Benfica jogou com 7 reforços. O único jogador com menos de duas épocas no Milan é Oddo.

Di Maria tem um potencial tremendo. A forma como trata a bola não engana. Cabecinha no lugar, um ano de rodagem competitiva, vontade de ficar e o Benfica sem vontade de vender, acho que temos aqui gajo para na próxima época se tornar a estrela da nossa Liga e liderar a equipa numa boa caminhada europeia. Há quem o considere demasiado individualista. Discordo. Tendo em conta as suas caracteristicas, acho que tem mesmo de o ser.

Não há pachorra para o Luis Filipe...

terça-feira, setembro 18, 2007

CHE BELLO RIVERDETI!

"Dopo 5 anni di Milan, Rui Costa, nell'estate 2005, ha scelto di tornare a casa, al Benfica. Ora i tifosi rossoneri hanno la possibilità di riabbracciarlo. Negli occhi la sua classe e quella lettera speciale...

Lo aveva sempre detto: 'Mi piacerebbe chiudere la mia carriera al Benfica'. Manuel Rui Costa non aveva mai nascosto la volontà di tornare, un giorno, a casa. Fin dal 2001, anno in cui il Musagete aveva scelto di vestire la maglia del Milan.
Dopo sette anni alla Fiorentina, con i colori rossoneri Rui ha giocato cinque anni, vincendo una Champions League, uno Scudetto, una Supercoppa Europea, una Supercoppa Italiana, una Coppa Italia. Ma al di là dei successi in campo, il portoghese ha lasciato un'eredità più pesante, fatta di emozioni, assist (più di 50...), numeri, classe e passione. I tifosi del Milan l'hanno inseguito, cercato, voluto. E l'hanno amato, dall'inizio alla fine. Scoprendo di saper andare oltre. Non hanno avuto l'opportunità di salutarlo e fargli il loro in bocca al lupo, nel maggio del 2005.
Stam aveva salutato tutti facendo il giro di campo a San Siro, Sheva aveva scelto di stare lassù, nella curva rossonera. Lui, Rui, non si è mai davvero congedato.

Anzi. L'amore tra lui e il Milan ha superato il confine dell'Italia. La dimostrazione è evidente in un gesto, in particolare. Dal Portogallo, prima di Atene, in via Turati è giunto un fax assolutamente speciale. Con un in bocca al lupo, vero, sentito, magico, come il mittente. Rui, che a Istanbul c'era, ha scritto al Milan prima della finale di Champions League in Grecia: 'Chi ha avuto la fortuna, come me, di vivere la Famiglia del Milan non dimentica e non smette mai di sentirsi parte di essa. L'ho capito rientrando al Benfica, una scelta molto sentimentale che mi ha riportato alle mie radici coronando un sogno che mi aveva accompagnato dal giorno in cui, ragazzino, avevo lasciato Lisbona.
Il Milan però ti entra nelle vene e non ne esce più, quindi vorrei trasmettere a Lei, al Presidente, a Carlo e a tutti i ragazzi che il mio cuore sarà con tutti Voi ad Atene. Sono orgoglioso di quello che avete saputo fare in questa difficilissima stagione e so che saprete chiuderla da Milan, con la classe ed il coraggio che solo il Milan sa esprimere in questi momenti 'speciali'! Battere il Liverpool sarà una piccola rivincita anche per me... (ecco la lettera di Rui, pubblicata il 18 maggio su acMilan.com).

E' andata così: il Milan ha battuto il Liverpool anche per Rui e per tutti i protagonisti della finale del 2005. E' quanto ha dichiarato Adriano Galliani ad Atene, dopo la splendida vittoria. Leggendo la lettera di Rui, la realtà è apparsa semplice. Davanti a quello scritto si è capito l'atteggiamento 'malinconico' del Rui rossonero nei confronti di Firenze. Rui è uomo di sentimenti, di valori, di calore. La maglia, il club, la gente, tutto entra a fare parte del cuore di Rui che oggi si comporta nei confronti del Milan come faceva da milanista nei confronti del mondo viola. Firenze e Milano sono le sue città italiane.

Adesso il mondo milanista è pronto a riabbracciarlo e rivederlo. Avrà un'altra maglia, il nostro Rui, eppure, siamo sicuri, per molti i colori diversi si confonderanno, non sembreranno poi così nitidi. San Siro non vede l'ora di osservarlo nuovamente sul campo dove ha dato il massimo per cinque stagioni. Prima però avrà anche l'opportunità di risentirlo: il nostro ex numero 10 e numero 10 oggi del Benfica sarà infatti protagonista della conferenza stampa della vigilia della 'prima' di Champions a Milano. In compagnia di Camacho, Rui risponderà alle domande dei giornalisti. All'indomani, poi, per lui tornerà l'effetto San Siro. L'abbraccio con i suoi ex compagni e amici. Con tutto l'ambiente rossonero che ha voglia di dirgli ancora, anche da avversario: 'Grazie di tutto, Rui'.
"

Está tudo aqui.

Brincou, levou.

segunda-feira, setembro 17, 2007

Que queres tu Paulo Silva?

Os acontecimentos das últimas semanas permitem saber que há um senhor na estrutura encarnada que considera existirem sócios de primeira e sócios de segunda. Ao que parece é a mesma personagem que o ano passado se esqueceu de pedir bilhetes para o jogo do Dragão.
Lendo a tão falada Lei 16/2004, não encontro qualquer referência à proibição de faixas desde que estas não exprimam mensagens xenófobas ou incitadoras à violência. Desta forma, dificilmente haverá base legal para a proibição que tem sido exercida na Luz. A Lei impede apenas que o clube apoie, finaceiramente e logisticamente, grupos não registados como associações de adeptos. Mas não parece existir na Lei qualquer entrave à existência de claques não registadas como associação de adeptos.
Curiosamente, segundo o que soube ontem, a polícia faz a mesma leitura e comunicou a alguns elementos das claques encarnadas que a proibição da exibição de tarjas não partiu das autoridades policias, mas sim de um tal de Paulo Silva, responsável pela segurança do recinto desportivo do Sport Lisboa e Benfica. Ou seja, com as largas centenas de euros que cada sócio larga anualmente em quotas e cativos, o clube paga o ordenado a um senhor que, sem qualquer base legal, promove a discriminação entre associados do mesmo emblema. Pergunto eu: quem és tu Paulo Silva para te considerares superior aos restantes frequentadores da Catedral?

domingo, setembro 16, 2007

Revés...

Encarava já com um sorriso nos lábios a possibilidade de uma gracinha em San Siro quando Petit caíu no relvado. O grave desta lesão é que Petit representa mais que a simples posição de pivot defensivo do meio-campo benfiquista. Graças ao excelente trabalho de Vieira e Nadinho, escasseiam opções para esse lugar, razão pela qual o Benfica vai perder um dos jogadores fundamentais neste início de temporada: o central Katsouranis. Dá gosto ver o grego ali atrás, pelo que defende e pela importância no processo ofensivo da equipa. Com ele não há charutos para a frente e é até possível ver passes rasteiros de 20, 30 metros, capazes de desiquilibrar o meio-campo adversário. Imaginava-o já como patrão da defesa benfiquista na época 07/08 - até porque não há forma de Luisão regressar - e por isso dói-me muito esta lesão do camisola 6.

ps- Não vi o jogo da Madeira, mas Camacho confirma tudo o que dele esperava. Não me interessa se o Benfica joga melhor ou pior que na época passada, e ainda será cedo para fazer avaliações e exigências, mas a atitude é definitivamente diferente.

ps2- O segundo golo do Benfica é simplesmente fantástico.

Mas... podem engatar ilegais?



Boa resposta dos grupos de apoio do Benfica no jogo contra a Naval. Os Diabos, assumidamente 'claqueiros', levaram duas faixas para o sector e brincaram o jogo do gato e do rato com a polícia. "Temos mais plástico" é uma frase que ficará para a história. Os sócios do Sport Lisboa e Benfica que se reunem no topo Sul, menos preocupados com a iconografia e designações, seleccionaram bem os cânticos e mostraram a sua raça, contando até com um inesperado aliado: Rui Costa. Os benfiquistas que se deslocaram ao estádio parecem compreender a luta, pois fizeram questão de se manifestar quando necessário.

sexta-feira, setembro 14, 2007

O melhor adepto do Mundo




Já era hora de se homenagear este rossonero convicto. A paixão e a excentricidade de Tiziano Crudeli quase me obrigam a ser milanista. Ver mais aqui

ps- O gajo do Inter tem pinta de lagarto. Aliás, um gajo que se chama Elio Corno só pode ir à bola lá para os lados do Lumiar. :)

quinta-feira, setembro 13, 2007

Mano vs. Socolari

Há um par de meses critiquei a atitude da FPF relativamente a Mano num grupo de amigos. Isolado fiquei, mas ainda hoje acredito que se abriu um precedente perigoso.
Bem ou mal, Mano reagiu a uma atitude de um adversário. Curiosamente, como Cristiano Ronaldo, para dar o exemplo mais recente que me vem à memória, fez em Évora no Verão de 2006. Sem qualquer castigo federativo. Recorde-se e sublinhe-se.
O perigo do precedente aberto está agora à vista. Se a FPF quiser ser coerente, tem que suspender Scolari pelo mesmo período de tempo. Mas vai ao mercado procurar outro treinador nesta fase do campeonato? Recupera Agostinho Oliveira? O que será mais prejudicial para a selecção? Assobiar para o lado ou despedir o treinador?
Que Scolari tem que ser castigado, ninguém duvida. Ele tem que constituir o exemplo de serenidade para quem anda no relvado. Mas não faço o jogo hipócrita de entrar em comparações com João Vieria Pinto, Paulo Bento ou Zequinha. Estes desrespeitaram o árbitro, elemento soberano do jogo, apenas porque estes se limitaram a aplicar as leis do jogo. Não há comparação possível, ponto final. Posto isto, castigue-se, mas com ponderação. acima de tudo, há que pensar no que é melhor para a selecção.

Curiosidade

Que vai a FPF fazer?

quarta-feira, setembro 12, 2007

Bem-vindo!

Luis Filie Scolari cumpriu hoje o último requisito para obter a cidadania portuguesa: agrediu um elemento do jogo após este ter terminado. Bem-vindo compatriota.

quinta-feira, setembro 06, 2007

A entrevista do Manel

Nada de novo.
Já se sabia que queria ir embora há mais de um ano.
Já se sabia que o departamento médico era o principal responsável pela decisão.
Já se sabia que a guerra privada entre Veiga e Mendes ajudava a compor o ramalhete.
Mas por explicar ficou o motivo que levou o jogador a afirmar, há cerca de dois meses, a vontade de permanecer no Benfica. E quem o entrevistou esqueceu-se de perguntar...