sábado, junho 30, 2007

Ridículo!

Ai está ele, o auto-proclamado herói da democracia.

"O grupo humorístico «Gato Fedorento» e o director de programas da RTP, Nuno Santos, foram acusados pelo crime de difamação a Pinto da Costa, na sequência do programa «Diz que é uma Espécie de Magazine», emitido a 5 de Novembro de 2006 (...) a acusação partiu de Pinto da Costa e não foi acompanhada pelo Ministério Público, já que este não considerou o programa injurioso (...) Ricardo Araújo Pereira, José Diogo Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis são acusados de «cultivar o escândalo e o sensacionalismo» com afirmações e expressões «altamente difamatórias e injuriosas» e que o presidente portista afirma «não corresponderem à verdade» (...) acrescentando que o líder portista «é estimado por todas as pessoas que o conhecem como sendo um homem íntegro, honesto, honrado, pacífico, ordeiro e defensor dos mais elevados valores morais e sociais»."

Bom, eu sou forçado a concordar com esta última frase. Noutros tempos, o assunto era resolvido com uns bons encostos. Agora, tirando um ou outro momento mais apertado em que urge esvaziar a bexiga, a coisa resolve-se de forma ordeira. Esqueceram-se foi de juntar o Macaco Maduro à interessante lista de testemunhas. E aquele gajo que defende com a mão fora da área, claro.

sexta-feira, junho 29, 2007

Conhecem o irmão do Luisão?

Parece que o Benfica contratou um tal de Sretenosdhauil... um ilustre desconhecido. Diz que é sérvio e que joga no Rad (quem???). Eu continuo a achar que o Benfica precisa é de um lateral-direito, nunca de um central, mas se o objectivo é despachar o Anderson, mais valia aproveitar o mercado que tem no Brasil. Alex Silva é craque e seria fácil de convencer. Até porque já disse que gostava de jogar ao lado do irmão. Vamos lá ver no que isto dá...

O equipamento alternativo

quinta-feira, junho 28, 2007

Oh Nandinho...

E pensava eu dar-te o benefício da dúvida e passar a chamar-te pelo nome...
Que raio de ideia é essa de confirmar reforços antes de o próprio clube o fazer? Que falta de inteligência...
Reza para que o negócio fique fechado ou vais andar meses a levar com a mesma pergunta na sala de Imprensa...

terça-feira, junho 26, 2007

Esta tinha-me passado ao lado...

segunda-feira, junho 25, 2007

V Jantar de Bloguiquistas

Foi uma estreia agradável neste convívio que tem vindo a ser promovido semestralmente por um grupo de ilustres bloggers benfiquistas, de há uns tempos para cá reunidos na Tertúlia Benfiquista. Boa conversa, a agradável confirmação da presença de várias gerações de benfiquistas e a possibilidade de associar rostos aos nicks com quem me vou habituando a interagir via blogosfera. Confesso que já há alguma confusão na minha cabeça e que não consigo relacionar parte deles, mas memorizar 20 bloggers à primeira não é fácil. Haverá, porém, oportuniadde para corrigir essa falha. Até daqui a seis meses, se não nos cruzarmos antes pelos lados do Estádio da Luz.

6ª época, 3ª dobradinha


Depois do balde de água fria de sábado, com o Benfica a oferecer, como já acontecera em Loures, golos ao adversário, os lagartos provaram do seu próprio veneno: golo marcado, trancas na baliza. Olhando só para ontem, a lagartagem merecia o prolongamento, mas considerando os três jogos da final do play-off, o título, que era obrigatório - o plantel deste ano é, sem sombras de dúvida, o melhor conjunto de jogadores que qualquer equipa já apresentou em Portugal -, é mais que justo. Agora, com os reforços anunciados, é hora de voltar a tentar a Europa e conquistar o ambicionado troféu que nos falta.
Uma palavra para o Zezito, essa pobre alma que sofre por não poder envergar o jersey encarnado. Ele bem pediu durante todo o jogo. Era vê-lo gritar com os árbitros, com os nossos jogadores e até com o público. "Vá lá, deixem-me jogar pelo Benfica", implorava por entre expressivos e comoventes gestos. Deu pena... Custava muito fazer a vontade ao pobre homem?
A fechar, uma nota de curiosidade. Foi a meio da primeira parte que um pequeno grupo, segurando uma tarja ilegível - os benfiquistas, como se sabe, são poucos dotados intelectualmente, sendo natural que não consigam ler de pernas para o ar -, que um pequeno grupo de adeptos esverdeados entrou no recinto. No entanto, limitaram-se a urrar por uns segundos e a fazer umas saudações nazis na nossa direcção. Depois, para desilusão dos benfiquistas, foram-se embora. É pena, porque nós até gostamos de circo. E o Zezito bem precisava de companhia.

sexta-feira, junho 22, 2007

Desilusão

Sabe-se, à distância de um ano, que a saída do Benfica não foi pacífica. Sabe-se que Geo e Veiga alimentam um ódio reciproco. Até seria lógico que o brasileiro gostasse de regressar a Portugal e não foi por acaso que falei de alguém poder salivar perante a perspectiva do negócio. Mas nunca pensei no rival. E magoa-me ler o que o Geo disse. Será remorso por todo o mal que fez à lagartagem? Mal por mal, que se oferecesse ao clube da Invicta.

Oscar Cardozo

Não conheço o jogador. Pelo que o youtube nos mostra, é um avançado versátil. Remata forte, até marca alguns livres, move-se inteligentemente na área, mas também se mostra capaz de avançar em progressão. Potencial parece ter, embora só o futuro possa comprovar a sua valia. O investimento é arriscado. Para começar, há um milhão e tal, relativos a impostos sobre a transferência, que voam. E recuperar os oito milhões do passe não será fácil, caso as coisas corram mal. Sem cartel na Europa, só terá mercado na América do Sul, onde dificilmente alguém pagará a verba. Mas agrada-me a contratação por um simples motivo. Desde Sokota e Mantorras que o Benfica não ia ao mercado com ideias definidas para a aquisição de um ponta de lança. Esperou-se sempre que o próprio mercado arranjasse uma solução milagrosa para o Benfica. E acabaou-se sempre por contratar opções de recurso. Desta feita houve critério. Isso pode ser meio caminho para o sucesso.

O apito do Veiga

Olha-se a primeira página do Correio da Manhã e lê-se: "Veiga pedia favores para o Benfica." Abre-se na página 4 e lê-se: "Sr. presidente, está ocupado? Fala Veiga [...] Era um favorzinho ... Como você é muito amigo..., a ver se podia dar-lhe uma chamadinha, para ver se corre bem. [...] É contra o União da Madeira, mas nunca se sabe." União da Madeira?!?!?!?!

quinta-feira, junho 21, 2007

Embrulha Joe !

"Respeito profundamente, como sempre fiz, a opinião de todos, sobretudo dos adeptos, que são o verdadeiro coração do Clube, relativamente às minhas qualidades desportivas.

O Benfica sempre se construiu de muitas vontades e muitas opiniões. Cresci aprendendo a respeitar as opções, as diferenças e as opiniões alheias.


No entanto, considero-me magoado pela forma como o meu empenho, dedicação, profissionalismo e amor ao Benfica foram postos em causa. Tenho dado sempre, ao longo da minha vida, demonstrações claras e inequívocas da minha disponibilidade para servir o Benfica.

Recordo que, em 1994, tinha eu 22 anos, o Benfica enfrentava uma situação financeira muito delicada. A minha saída para Itália ( a transferência mais cara da época ) foi solução para a gravíssima crise do Clube.

Tivessem homens providenciais aparecido, nesses tempos difíceis e conturbados, a ajudar o Benfica, e talvez a minha história profissional fosse diferente. Talvez nunca tivesse necessidade de ter deixado o Clube.

Quero que fique bem claro que nada, rigorosamente nada, me demoverá de continuar a a sentir, como sempre senti, orgulho, paixão e honra por defender a camisola e os valores do Sport Lisboa e Benfica.

Aceito o recente pedido de desculpas tornado público pelo Sr. José Manuel Berardo
Mas, se é verdade que no mercado dos negócios que o Sr. José Manuel Berardo parece conhecer tão bem, o meu valor futebolístico pode ter um preço, a minha dignidade não tem!

Rui Manuel Costa"

GOLO !!!

O Caça-lagartos...

... está sem clube. Se o Veiga não fosse um triste, eu até sonhava com o seu regresso. A salivar, já imagino eu quem está.

É preciso ter lata...

O Marinho é que sabe!*

"Só num clube sem ambição é que Rui Costa pode jogar com 35 anos."
Faz lembrar aquele clube minúsculo do norte de Itália, que se arrasta para se manter na Serie A e não conseguiu melhor que ganhar duas Taças Amizade nos últimos quatro anos. Pudera... com a quantidade de trintões que tem...

"Luís Filipe Vieira que passa a sua vida a tentar copiar tudo o que é dragão, que faça o mesmo que Pinto da Costa fez a Vítor Baía que também é um símbolo do clube e que tal como Rui Costa, foi jogar para o estrangeiro, mas ainda veio a tempo de ajudar o FC Porto e não governar-se à custa do clube."
Realmente... andou o Rui a ganhar casca de laranja no rabo á conta de uma década sentado no banco de clubes italianos e ainda vem para aqui rebentar com a folha salarial do Benfica. Ponham os olhos no melhor guarda-redes do Mundo, Krytpon e arredores, que mandou ás urtigas a titularidade na Ciudad Condal para, no topo da sua forma e em plenas condições físicas, regressar ao seu clube ganhando metade do que os seus colegas recebiam.

* E sabe porquê? Porque se o Kazmierczak viesse para a Luz, era um vitória do Papa. Mas como não veio, uma vitória do Papa é.

quarta-feira, junho 20, 2007

Esgotado!

Os bilhetes para o segundo jogo da final do campeonato nacional de futsal voaram em menos de três horas.

Boicotem 'A Bola' !!

Oh Vitor Serpa, o que é esta merda??? Atrais o olhar benfiquista com aquela tremenda notícia, capaz de pôr um morto a gargalhar, e depois espetas a faca no nosso coração? Vergonhoso!!! Eu posso não gostar do homem, mas aquela expressão facial resultou de um GOLO MARCADO AO SERVIÇO DO GLORIOSO! Como ousas tu pedir uma montagem com aquele pijama listado?

terça-feira, junho 19, 2007

Pensa lá oh Joe...

Dizes tu que se o Rui gostasse do Benfica tinha vindo com 25 anos. Apetece-me dizer que quem se gosta de afirmar benfiquista não tem o direito de dizer essas palermices. Até porque os verdadeiros benfiquistas sabem que o Rui, ao contrário de tantos - há um que até garante ter continuado a pagar as quotas -, soube demonstrar o seu carácter e o seu benfiquismo com apenas 21 anos. O Joe, provavelmente, não sabe disso porque andava ocupado a especular numa Bolsa qualquer por esse mundo fora.
Citando um portista: "Se o Berardo gostasse tanto do Benfica como apregoa, tinha ajudado o clube a comprar jogadores em vez de andar a comprar Picassos."

Sobre o Rui de hoje e a sua importância, o Pedro F.F. disse tudo.

segunda-feira, junho 18, 2007

Formação?, qual formação?

Este final de época tem sido movimentado no que a competições jovens diz respeito. Ao já tradicional 'Torneio de Toulon', juntaram-se o Europeu Sub-21 e, daqui a duas semanas, terá inicio mais um Mundial Sub-20. Denominador comum - a participação de selecções portuguesas.

Vários jogadores do Benfica - alguns já ex-jogadores, atenção - estiveram, estão ou vão participar nas competições mencionadas. Uma equipa campeã, competitiva e forte não se faz, infelizmente para o Sporting, com miúdos. Esta é uma regra básica do futebol e, salvo raras excepções (só me recordo do Ajax, mesmo assim com alguns 'veteranos' a aguentar o barco), tem-se confirmado a tal regra.

No meio destes jovens todos, duas histórias assaltaram a minha memória.

Uma delas está relacionada com o defesa-esquerdo Tiago Gomes. Só quem tem apenas um olho (e mesmo assim, alguns 'vivos' não se deixariam ficar) não vislumbra qualidades neste rapaz.

Ok, eu sei que temos um treinador que só tem um olho, e ainda por cima é cego (Tiago Gomes, n'A Bola de hoje, diz apenas isto, «o Fernando Santos não gosta de mim. É um treinador duro, nunca lhe ouvi uma palavra de incentivo. Aliás, até foram poucas as palavras que me dirigiu durante o estágio, o que me desmotivou bastante e acabei por não conseguir fazer bons jogos») - só serve para cagar.

Eu sei que temos um director-desportivo-que-não-é-director-desportivo-mas-que-contrata-e-negoceia-jogadores-para-o-Benfica-como-se-o-fosse. É também um comissionista barato e malcriado, adepto engavetado do FC Porco e ex-emigrante no Luxemburgo o que, convenhamos, não abona nada a seu favor.

Mesmo assim, algo corre mal, e já lá vão várias épocas, para não falar em anos, décadas, até.

Ora, mais uma vez o Tiago Gomes demonstrou qualidades, fez boas apresentações e faz por merecer uma oportunidade, nem que seja a treinar com a equipa todos os dias, porque para ser emprestado e não jogar, mais vale não o ser. Como aconteceu esta época no Estrela da Amadora, por exemplo. Ao Record, o observador do Ajax em Toulon, desfez-se em elogios, «o Benfica não o quer? Vou dar indicações mais aprofundadas sobre ele. Tem muita técnica, é mentalmente forte e excelente nos cruzamentos» e adorou o Pelé, outro miúdo que passou pelo Benfica B, «excelente técnica, muito bom com os dois pés e uma mentalidade de ferro. É o tipo de jogador que todos os clubes europeus procuram para o meio-campo», sem a mínima chance.

Juro que não compreendo a dificuldade em rentabilizar os miúdos que sempre deram tudo pelo clube, muitas vezes sem as mínimas condições de trabalho e dirigidos por pessoas incompetentes. Estes rapazes são internacionais, já têm experiência acumulada em torneios, selecções e representações várias. Podem não ser titulares mas fazem uma segunda linha com garra, juventude e coração.

Aos nomes referidos junto ainda o João Coimbra e o João Pereira, e destaco o Manuel Fernandes, pelo jogador excelente que é, pela personalidade e qualidade. À espreita fica o Pedro Correia.

"Futsal, Paixão, Benfica Campeão!"

Foi com este refrão que os adeptos benfiquistas se despediram da sua equipa, já depois de um largo período de exercícios de descompressão muscular por parte dos jogadores em pleno pavilhão Paz e Amizade. Oportunidade para, mais uma vez, se comprovar a forte ligação existente entre aquela secção e os adeptos. Praticamente todos os atletas vieram falar com o público, assim como o engenheiro Luis Moreira e o treinador Adil Amarante. Estes dois, aliás, não se esqueceram do calor insuportável que se fez sentir ao longo de quase duas horas na sauna de Loures e distribuiram dezenas de garrafas de água entre o público.
Nos diálogos que foi mantendo, Adil Amarante relembrou várias vezes que o campeonato não está ganho e que o Benfica enfrenta um colectivo muito forte. No entanto, após a exibição de ontem, com os olés a surgirem a 13 minutos do final (!!!), é difícil manter a serenidade.
O Sporting entrou bem e aproveitou uma infantilidade de Ricardinho para inaugurar o marcador. O jogo entrou então na toada esperada. Benfica a atacar, Sporting a controlar lá atrás e a sair em rápidos contra-ataques. E podia ter ampliado a vantagem, não fosse o poste. Mas o Benfica, com excepção para um curto período em que Paulo Fernandes conseguiu pôr a sua equipa a pressionar mesmo à saída da área de Bebe, lá conseguiu encostar o adversário às cordas e Cristiano - ironicamente, parece que o moço até integra uma das claques encarnadas -, como já acontecera há uns meses, começou a perfilar-se como o melhor jogador em campo. Mas quem tem um génio como Ricardinho e um estratega da qualidade de Pedro Costa acaba sempre por dar a volta por cima. A segunda parte, embora Bebe tenha estado mais activo, acabou por ser um passeio para o Benfica.

Duas notas:
1- O Telejornal dedicou 40 segundos a este jogo. E ficamos a saber que os "duelos verbais" entre adeptos são mais importantes que os golos do Benfica. Bravo RTP!
2- A mítica, lendária, histórica, (inserir outros adjectivos jeitosos aqui), Juve Leo abandonou o pavilhão após o terceiro golo do Benfica. A Torcida Verde, tantas vezes gozada e apelidada da claque Cercis, aguentou-se até ao fim e foi a única a esgrimir argumentos com os benfiquistas no apoio vocal. Merece ser destacada porque, contrariamente a outros, curiosamente os que passam a vida a exigir das direcções dos seus clubes, prefere ter o proveito em vez da fama.

Etiquetas:

domingo, junho 17, 2007

Sub-21

José Couceiro: 153 minutos, o golos marcados, 1 sofrido
Rui Caçador: 117 minutos, 5 golos marcados, 1 sofrido

sábado, junho 16, 2007

Basquetebol

Dei o benefício da dúvida a Fernando Tavares quando recebi a notícia da auto-despromoção do basquetebol benfiquista à Proliga. Não sou apologista de medidas extremas, mas compreendia a argumentação dos responsáveis. Com o passar dos dias, soube de novos factos. Que o Benfica terminara a temporada com salários em atraso já era público. O que desconhecia é que Fernando Tavares tomou a decisão ao saber que os parceiros com que contava para a próxima época não iam avançar com o carcanhol. Acho muito bem que o Benfica planeie o seu futuro sem embarcar em loucuras financeiras. Se não há verba para uma competição profissional, paciência. Mas diga-se a verdade aos associados. Já andamos fartos de bodes expiatórios.

Está tudo doido?

Segundo declarações de Marc Zoro à Imprensa do seu país, o costa-marfinense vai auferir nove milhões de euros durante o seu contrato. Ora, fazendo as contas, a quatro épocas e a catorze meses por temporada, constatamos que o defesa vai ter um ordenado de 160 mil euros, o que na moeda antiga ronda os 33 MIL CONTOS!!!!!

sexta-feira, junho 01, 2007

Brian Deane

Num momento em que todos ansiamos pela contratação de um ponta de lança, vale a pena relembrar Brian Deane. Chegara ao Benfica com 31 anos, proveniente da Division One, o equivalente britânico à nossa Liga de Honra. Torcemos, na maioria, o nariz a esta contratação e os adeptos rivais foram gozando. Tosco, armário ou velho, foram alguns dos adjectivos usados. Chegou então o dia de visitar Alvalade. A desconfiança ainda era notória e os próprios benfiquistas brincavam com Deane. Mas a brincar, ou talvez muito a sério, alguém decidiu alimentar a teoria de um Deane decisivo na banheira do Lumiar. O resto do pessoal alinhou, adoptando o cântico que os adeptos do Man Utd dedicavam a Ryan Giggs. A saída das claques benfiquistas da Luz foi feita sob o som do seguinte refrão:
Brian Deane, Brian Deane, Running down the wing.
Brian Deane, Brian Deane, Can do anything.
Feared by the Green, Loved by the Reds,
Brian Deane! Brian Deane! Brian Deane!!
O britânico, mesmo desconhecendo o súbito incentivo, correspondeu com uma maravilhosa exibição, oferecendo até a Sousa o seu único golo com a camisola encarnada. É ver o vídeo, recordando que o ponto alto do britânico nem sequer consta. Mas eu não esqueço o momento em que, bem diante do banco lagarto, driblou e deixou três adversários nas covas. Foi o delírio naquela superior norte repleta de benfiquistas.