quinta-feira, maio 31, 2007

Farto!

Há um par de anos, Domingos Soares de Oliveira garantiu que o Benfica não precisava de vender jogadores para assegurar receita e prosseguir a sua recuperação financeira. Vieira falou então, pela primeira vez, na manutenção das estrelas da companhia. Que vendas só pelo preço certo e para reinvestimento no plantel. Não me pareceu errada a estratégia, mesmo ciente que isso significaria o recrutamento de jogadores em final de contrato ou através de parcerias. E o tempo tem demonstrado que a venda de activos não é uma necessidade. Mas senti um pequeno abalo quando, após a venda forçada de Tiago, ouvi o presidente referir a necessidade de direccionar 10 milhões de euros para abate de passivo. Por isso, quando este ano ouvi falar do empréstimo obrigacionista, hesitei. A medida é boa, mas fiquei com dúvidas relativamente à concretização da medida. Seriam os 20 milhões para gastar em jogadores? Serão mesmo? É que, supostamente, o dinheiro já lá está e não vejo investimento. Mas vejo os rivais contratar no exacto momento em que negoceiam cedências*. Onde está o nosso ponta de lança? Recusaram um em Dezembro e voltam a desprezá-lo agora. Muito caro, dizem. Mais caro que Marcel? Ganha mais que Derlei? Para o ano, Linz estará ao lado de Liedson.

* embora em Inglaterra se fale de verbas inferiores às mencionadas pela nossa Imprensa desportiva. O Man Utd gastará, no máximo, 25 milhões por cada jogador. Isto depois do cumprimento de determinados obejctivos.

quarta-feira, maio 30, 2007

Eu perdoo-te Fergie

Contratar o Nani não lembra ao diabo, ainda mais se confirmar-se que pagaste acima do valor da cláusula de rescisão. Se passasses menos tempo a mamar scotch com o Queirós e visses uns quantos jogos dos lagartos percebias que lhes estás a fazer um GRANDE favor. Agora vê lá se asseguras o Hargreaves ou ainda vais chorar por não teres preferido o Moutinho ou o Veloso. Mas eu desculpo-te tudo, pa. O trancinhas vai compensar o dinheiro que torraste noutro lado. Agora arranja um ponta de lança!

COME ON RED DEVILS

domingo, maio 20, 2007

Grazie per tutto, Fabrizio! Serai sempre benvenuti a questa casa.

Trocaste-me as voltas...

"Não. É claro que não me importo de voltar à Liga de Honra. Assim com assim, lá sempre tenho hipóteses de ser campeão."

sábado, maio 19, 2007

Capítulo final

Alguns portistas, apesar de tudo, andam um pouco descrentes. Como nós os compreendemos... Lidar com o Jesualdo-raramente-falo-de-árbitros-mas-apenas-se-descontarmos-as-várias-vezes-em-que-falo-deles não é nada fácil. Acham que correm o risco de não ganhar ao Desportivo das Aves, mas confiam no Belenenses. Os sportinguistas, embora sonhem, desmoralizaram depois de conhecerem as nomeações. Um pouco à imagem dos benfiquistas. A diferença é que os nossos têm fé no Belenenses.
Eu não podia estar em maior desacordo, mesmo que não acredite que o Porto venha a perder o título na sua própria casa. Estou conformado com o terceiro lugar. Aliás, o mal foi terem-me deixado sonhar a partir de determinado momento da época. Ainda assim, acredito que é mais fácil (mesmo com uma probabilidade de 0.01%) conquistar o segundo lugar ao Porto que ao Sporting. O saudoso (livra!!!) Professor Bigode joga a época e pode atingir um marco histórico para o Desportivo. Já o mestre da táctica, só sendo louco (ele parecer, parece... mas é só para enganar) é que revelaria a sua estratégia para derrubar o Sporting a uma semana da possibilidade de conquistar a Taça. Haja então (se ateu sou) fé em Baía!

ps- Querem correr com o Nandinho? Esqueçam os lenços brancos. Esta é a solução. Malta do Piso 3. Quem estiver sentado entre os sectores 1 e 22, desloca-se para a saída da garagem do lado do Alto dos Moínhos. Quem se sentar entre os sectores 23 e 44, abandona o estádio em direcção à saída da garagem que aponta para a 2ª Circular. O restante público forma um perímetro de segurança no anel que circunda o estádio. E ninguém arreda pé até que o LFV informe que o Nandinho, o Rosário, o Justino e o Bruno Moura estão despedidos.

segunda-feira, maio 14, 2007

Cumpra-se a tradição


Metade do trabalho está feito. Agora é manter a concentração para prosseguir o trilho do sucesso a que nos têm habituado. Uma dobradinha a cada duas épocas.

Uma atenuante para o Nandinho

Porque é feio bater sempre nos mesmos e os jogadores também têm responsabilidades. O problema não se repetiu, mas as contas permanecem actuais. É nestes pequenos grandes lapsos que se perdem campeonatos. O Benfica poderia estar a um simples empate do título.

domingo, maio 13, 2007

Saúda-se o regresso


Subiu quem eu - e estou certo que muitos mais - desejava. Dois emblemas históricos, com massas associativas fiéis que garantem côr aos estádios e uma filosofia assente na exigência de se jogar bom futebol.

sexta-feira, maio 11, 2007

Desfazendo o mito

e) ACORDOS COM O SPORT LISBOA E BENFICA E SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

Na sequência dos contratos-programa celebrados entre a Câmara Municipal de Lisboa, a EPUL e as entidades acima mencionadas, no âmbito do nº 2 da Cláusula 4ª dos Contratos de Execução da Cláusula 4ª do Contrato-Programa referido, a EPUL liquidou, em Dezembro de 2004, 9.975.000 euros A CADA UMA DAS ENTIDADES a título de adiantamento sobre lucros resultantes dos empreendimentos imobiliários a desenvolver em conjunto com estas entidades na Quinta José Pinto (SCP) e no Vale de Santo António (SLB). Estes valores encontram-se reflectidos na Conta Outros Devedores."

O que vale é que somos levados ao colo pela Imprensa...

quinta-feira, maio 10, 2007

Ser adepto é isto mesmo

http://catennac1o.blogspot.com/2007/05/eu-tive-um-sonho.html

Acreditar mesmo quando não se acredita!

quarta-feira, maio 09, 2007

Sem espinhas

A AS Roma acabou de bater Hernan Crespo por 6-2 na primeira mão da final da Taça de Itália.

Ainda não foi desta...


De que serve pedir um pavilhão cheio* se depois não se tem qualquer atitude na abordagem ao jogo? Inacreditável a forma como o Benfica foi subjugado nas tabelas. Nem com dois postes em campo foi capaz de ganhar ressaltos aos portistas. Esta equipa do Benfica é excessivamente americanizada. Ao longo da época percebeu-se que há pouco colectivo e muita queda para o jogo individual. E que falta agressividade defensiva. O Benfica conseguiu levar as meias-finais para a negra porque conseguiu ter essas características no jogo 4. Ontem voltou a esquecer tudo e a demonstrar que um bom lote de jogadores não é sufieciente para formar uma verdadeira equipa.
Volto a sublinhar a questão da atitude. Com a excepção do Leroy, dá a ideia que nenhum dos americanos assimilou a dimensão da camisola que veste. Nem percebeu qual é a importância de enfrentar o Porto nesta modalidade. O Carlos Andarde é, por estes dias, o único portador da mística do clube. Ontem foi o último a recolher aos balneários (já as entrevistas pos-jogo tinham terminado), de forma vagarosa e visivelmente abatido. Falta o Xico, é certo, que passou todo o jogo a incentivar a equipa. O Minhava é um excelente jogador, mas também precisa de ser contagiado.
Depois há a questão técnica. Henrique Vieira foi um grande jogador, mas a verdade é que, como ´treinador, é a versão basquetebolística do Nandinho. Tem espírito de looser. Ganhou uma Liga? também o Nandinho. Mas tal como o outro perdru um campeonato com o Jardel em grande forma, este colecciona um número impressionante de finais perdidas com belos plantéis ao seu dispôr. Ontem, a pouco menos de 2 minutos do fim do jogo, a desvantagem oscilava entre os 8 e os 10 pontos. E em vez de delinear uma estratégia para dar a volta, deixou o tempo correr. Triste. Acabámos sem dar luta e a deixar o marcador avolumar.
Sobe para 12 o número de anos sem atingir a final da Liga.

* excelente resposta dos outros atletas do clube. Pelo futebol estiveram presentes Rui Costa, Petit e João Coimbra. Bebé, Ricardinho e Joni representaram o futsal. E ainda se avistaram alguns elementos do vólei.

segunda-feira, maio 07, 2007

Envergonhado me confesso

Sábado não fui à bola. Não me lembro da última vez que o tenha feito por opção. Já falhara a Luz por motivos profissionais ou imprevistos familiares. Uma outra vez para assistir a um concerto. Mas para ficar em casa, sentado no sofá, já não me recordava da última vez. Talvez o tenha feito por já prever o que se veio a confirmar: péssima exibição e um ambiente de cortar à faca. Por outro lado, mesmo colocando de parte a faceta Zandinga, é difícil alguém se sentir motivado por estes dias. Por Nandinho, por uma equipa desbaratada, pela confirmação da inexistência de um rumo definido para o futebol - cada vez mais se percebe que o futebol encarnado é gerido ao sabor do vento, sem qualquer planificação a médio prazo (já nem ouso pedir algo mais cuidado) -, pelas constantes confusões do departamento médico de futebol... Talvez tenha sido uma fraqueza momentânea. Para a semana há bola sob o sol, como sempre deveria ser. A telefonia parece ser o companheiro mais evidente, mas é bem possível que me desloque ao Bonfim.* Oportunidade ideal para matar saudades do estádio onde vi o meu primeiro jogo de futebol (com vitória do Benfica, claro está). Em momentos como estes, as boas memórias são sempre bem-vindas.
* Afinal há transmissão televisiva.

ps1- Quem me conhece sabe que não gosto de Derlei. E ontem voltei a irritar-me com os inúmeros erros cometidos pelo brasileiro (Se bem que o rapaz tenha a atenuante do Nandinho lhe ter inventando mais uma posição em campo). Surpreenderam-me, porém, as vaias dos adeptos. Apesar de tudo, se há jogo em que Derlei tentou mostrar algo foi este. Conseguiu até participar na construção de um golo. Tantas vezes a Luz se mostrou benevolente para com a sua apatia e agora cai-lhe tudo em cima. Curioso.

ps2- Fabrizzio não é santo mas o Nandinho já deve ter acendido uma velinha. O "gordo" salvou-te a pele.

Todos à Luz!


É já amanhã às 21 horas que o Benfica joga a oportunidade de voltar a disputar um título de campeão nacional de basquetebol. 11 épocas depois da última presença numa final. 12 épocas depois do último título de campeão nacional.

Apesar de tudo, a festa é em Londres


Quatro épocas depois, outra vez campeão. Mourinho será o anfitrião da festa. Fergie, dá-lhe as reservas.

quarta-feira, maio 02, 2007

Histórico !

Oitava final na mais importante competição de clubes!

Smash those italian bastards!


Uma vez palhaço, sempre palhaço

"Hoje fomos a melhor equipa."
"No prolongamento fomos os únicos a lutar pela vitória."
"Podíamos ter ganho por 3-0 na primeira mão."
"A ausência do Ricardo foi fundamental. Fomos forçados a recuar o Essien e perdemos força no meio-campo. Sem essa alteração, tudo seria diferente."


É impressão minha ou Mourinho tinha no banco um central chamado Boulahrouz? Um caceteiro da pior espécie que o português teimou em contratar. Não serve? Se Essien foi central é porque Mourinho assim o quis. Duas defesas espantosas de Cech, uma bola na trave e uma ajuda dos senhores que tanto gosta de criticar descrevem um domínio bem superior ao que o Chelsea exercera na primeira mão. E também em Stanford Bridge fora de Cech a melhor intervenção da noite.

Compreende-se o nervosisimo. Mourinho está no limite. Bem pode vir dizer que não se importa de ficar milionário - o que ninguém duvida - , mas ser dispensado nunca fica bem no currículo. Mourinho falhou o principal objectivo definido por Abramovich: vencer a Liga dos Campeões em três épocas. Agora é esperar para ver o que vai dominar o pensamento do russo. Se for coerente, repete o episódio Ranieiri. Se tiver bom senso, segura o treinador que colocou o Chelsea a lutar com Man Utd e Arsenal. Uma coisa é certa: as declarações recentes de Mourinho não ajudam. Um treinador que coloca o seu ego à frente das prioridades do clube - é ridículo vir insinuar que prefere ganhar a Taça de Inglaterra à Liga dos Campões - arrisca-se muito.