segunda-feira, julho 31, 2006

engenheiro... mas pouco

« Tal como na "fabulosa" americanice "Chefe... mas pouco", também Fernando Santos é chefe, mas não percebe nada das lides caseiras

O Benfica de pré-época tem sido uma desgraça - bem sei, caros leitores, que tenho adoptado uma postura positivista, longe do fado nacional, desgraçadinho e bem-regadinho, aquele bem nosso conhecido, aquele... do terceiro-anel.

Acabou-se.

Vou ter que rebentar!,
e vai ser (com) o Fernando Santos, esse antónimo da palavra "treinador", esse antónimo da expressão "liderança", esse antónimo de tudo aquilo que uma pessoa responsável, inteligente e audaz deve ser/ter.

Digamos que este senhor está para o futebol como está (Ariel) Sharon para a vida: morto, mas ligado ao ventilador.

Que me interessa a mim o facto de ser benfiquista? Que me interessa a mim o facto de ter sido Campeão Nacional? Que me interessa a mim se fez grandes temporadas no AEK de Atenas (seja lá o que isso, sim o "AEK"!, for)? O Paulo Bento não fez nem um pentelho disto e... foi o que se viu.

Irrita-me profundamente que alguém seja tão falho, tão falho, mas tão falho de inteligência que "nem para ele é bom". Reparem bem na sequência-de-tiros-nos-pés-em-apenas-quatro-parágrafos:

- «Tive a intuição de que nos calharia o Maccabi Haifa»

(ah sim??!!, já que toca nesse assunto, devo dizer que inscrevi o Manduca, o Nuno Assis, o Marcel e o Nuno Gomes nas brigadas de Al-aqsa, será que assim podem ser mais úteis?, urso)

- «Preferia fazer o primeiro jogo na Luz, mas há que aceitar o sorteio»

(se és engenheiro, vai para as obras - a pré-época tem corrido às mil maravilhas, os sócios estão a adorar o teu trabalhinho e, sejamos coerentes, o estádio apresentar-se-ia com um ambiente fervorosamente benfiquista - desde já significa que, caso Manduca falhasse um passe nos primeiros cinco minutos (o que já seria fantástico), o meu conselho - e o do Fernando-primo-do-Veiga - seria: "engenheiro, deixe-se ficar no fosso, you're in big fucking trouble, dude!! - com as consequentes mazelas na equipa e na rotação do tiques: se, normalmente, circulam a 33 rotações, depois de tal aviso, passariam de imediato às 64 rotações, e sem bafuradas)

Caro amigo: deixe-se de invenções, jogue com a porra dos extremos (mas tenha cuidado com o Pajó, não vá ele atirar-se a si como se não houvesse amanhã), com os dois avançados e... o cheque está no gabinete do Prof. Veiga.

Adenda: ao intervalo, em Atenas, contra o AEK (quem??!!), já são três (e zero). Quanto tempo mais vai demorar a demitir-se, seu incompetente?

quinta-feira, julho 27, 2006

Fonseca???

terça-feira, julho 25, 2006

Este palhaço não se manca?



Chris-T-N-O Rô Nell Dô

quarta-feira, julho 19, 2006

ADEUS MANEL

Avança a RR que Manuel Fernandes terá já partido para Portsmouth com a finalidade de cumprir os testes médicos tendo em vista um contrato de 4 anos. Vai deixar saudades porque além de raridade formada nas escolas do SLB (e do Futebol Benfica!) era acarinhado pelos sócios e, sobretudo, era um elemento de qualidade inquestionável.

Manuel Fernandes no Portsmouth é, para mim, uma pérola para porcos usufruírem.

terça-feira, julho 18, 2006

Arrivederci Damiano!


"Non e’ sicuramente un periodo tranquillo per la mia vita privata e professionale. Non ho avuto tempo, modo, occasione e soprattutto lo spirito giusto per rendere pubblica una decisione che ho preso gia’ da qualche settimana.

Dopo 10 anni a Roma e dopo 10 anni nella Roma ho deciso di cambiare. Non e’ semplice per me trovare le parole per esprimere cosa significa tale passo.
In questo periodo ho lasciato correre parecchie ipotesi, considerazioni, pettegolezzi in tv, radio e giornali e mai ho avuto lo spunto per porvi un freno. Mi sembra doveroso farlo ora, all’indomani di tanti messaggi di stima, d’affetto, solidarieta’ e conforto che ho ricevuto (ringrazio tutti anche a nome della mia famiglia!) e che mi ‘impongono’ di non illudere/preoccupare oltre … (c’e’ chi spera che rimanga e ci sono forse, forse anche quelli che temono che rimanga..).
Un anno fa mi ero trovato piu’ o meno nella stessa situazione, con lo stesso stato d’animo ed alla fine avevo scelto di tornare. Ero fortemente tentato di non tornare ma poi ho scelto di rivestire la maglia giallorossa e non mi sono sbagliato.
Non mi sono sbagliato perche’ ho avuto parecchie soddisfazioni irripetibili ma purtroppo non mi sono sbagliato nemmeno nei tentennamenti.
Ho avuto nell’ultimo periodo la sensazione di non trovarmi piu’ in sintonia, di non provare piu’ lo stesso entusiasmo.. Ho deciso di cambiare per ritrovare la passione ed il sorriso che stavano purtroppo scemando.
Alla base della mia scelta non ci sono motivi legati a proposte, trattative, offerte. L’aspetto strettamente tecnico/sportivo non incide su una scelta che mi pesa, mi ha pesato quando l’ho fatta ed ancora oggi mi crea non poche difficolta’, sia nell’animo che nell’aspetto puramente pratico dell’organizzazione della mia vita familiare/professionale.
Ci sara’ il modo e l’occasione per salutare Roma, la Roma, i tifosi nel modo migliore anche se non sara’ facile.. 10 anni di emozioni difficilmente si riescono a raccontare e temo che rimarro’ a corto di parole. Non posso fare a meno di ringraziare, di ringraziare e ringraziare perche’ ho avuto molto ma, come purtroppo mi sono accorto, in tutte le cose della vita… c’e’ un termine triste e inevitabile. Sto parlando di lavoro, di sport… non sono il primo e non saro’ l’ultimo a cambiare squadra, azienda, citta’…. E chissa’… lavoro. Per questo la mia tristezza e’ contenuta, la mia emozione controllata e la mia serenita’ sufficientemente solida.

Il mio futuro professionale non so cosa mi riservera’, l’obbiettivo e’ di trovare il luogo e la situazione giusta per poter riprendere con nuovo spirito ed energia a lavorare dando calci ad un pallone.

Sono sicuro che non tutti capiranno ma spero con il tempo di poter spiegare meglio, avrei pagine da scrivere ma per ora va bene cosi’…"

quinta-feira, julho 13, 2006

Maravilhosas notícias!

Estes dois últimos dias têm sido agradáveis no que toca a Benfica. Não faço ideia se jogámos bem ou mal contra os ucranianos (embora tenha visto um golo soberbo de Karagounis após um magistral, perdão, normal passe de Rui Costa), mas se despachar Robert, com lucro, e garantir Miccoli era óptimo...
O que dizer da lesão de Moretto, que poderá permitir ao melhor guarda-redes do plantel iniciar a época em pé de igualdade com ele? Melhor que isto, só se Fernando Santos batesse com a porta.

Plantel ideal do Alemanha 2006

Preciso de recuar quatro competições, mais precisamente, até ao Itália'90, para encontrar um Mundial que não tenha seguido na sua totalidade (ou pelo menos, todos os televisionados). Recordo-me de abandonar filas da Expo a meio para ir assistir ao França'98 na Praça Sony, recusar convites para idas à praia durante o EUA'94 e de programar a época de exames na faculdade, pelo menos os que se realizavam de manhã, em função do Coreia/Japão 2002. E não me esqueço das inúmeras directas, em que o CM acompanhava as 3/4 horas entre o final dos jogos de 'playoff' da NBA e o início de mais uma partida no Oriente. Este ano, ficaram por ver a segunda parte do Alemanha-Portugal, o Suiça-Ucrânia, o Ucrânia-Tunísia, o Croácia-Austrália, o Costa Rica-Polónia, o Arábia Saudita-Ucrânia e o Espanha-Tunísia. Alguns ainda andam em VHS perdidos por casa... Ainda assim, arrisco o meu plantel ideal do Alemanha'06, com o respectivo onze titular, alinhado em 4-4-2, a bold.

Buffon (Itália), Ricardo (Portugal), Jens Lehmann (Alemanha); Miguel e Ricardo Carvalho (Portugal), Zambrotta e Cannavaro (Itália), Gallas e Thuram (França), Philip Lahm (Alemanha); Zé Roberto (Brasil), Maniche (Portugal), Maxi Rodriguez (Argentina), Andrea Pirlo e Simone Perotta (Itália), Stepahn Appiah (Gana), Patrick Vieira e Zinedine Zidane (França), Torsten Frings (Alemanha); Fernando Torres (Espanha), Javier Saviola (Argentina), Miroslav Klose e Lucas Podolski (Alemanha)

terça-feira, julho 11, 2006

Tetracampeões!

Inteiramente merecido o título italiano. Ao longo do Mundial, se esquecermos o desastre frente aos EUA, os italianos foram a melhor equipa, tiveram o melhor treinador a comandá-los e apresentaram o melhor jogador do torneio: Andrea Pirlo. Pura classe na forma como geriu o futebol da sua equipa! Na Alemanha, a Itália representou, na plenitude, a essência do futebol italiano, que não é o 'ultradefensivismo' estereotipado e constantemente apregoado por aqueles que nem se dão ao trabalho de passar os olhos pelos jogos do calcio. Coordenação perfeita entre o meio-campo e a defesa, seja na pressão defensiva, seja na transição atacante. Rigor e precisão na gestão do ritmo de jogo e na ocupação de espaços. Grande capacidade na posse e circulação de bola. Acutilância e eficácia na hora de visar a baliza adversária.

Na final, a Itália reagiu muito bem ao excelso mergulho de Malouda, partindo rapidamente em busca do golo do empate. Atingido o primeiro objectivo, forçou o ritmo e foi à procura da vitória, beneficiando o espectáculo. E apesar dos perigosos contra-ataques franceses, teve-a na mão, mas a barra e a ânsia de Toni, que o colocou em fora de jogo, foram más companheiras. A Itália acabou por se ressentir da excelente exibição efectuada na meia-final e o cansaço forçou o recuo estratégico. Zidane assumiu as rédeas do jogo e a França tornou-se mais perigosa. Até que chegou o momento da expulsão. A França, com medo do relógio, e a Itália, sem pernas para mais, deixaram o jogo arrastar-se para as grandes penalidades. A segunda final resolvida a partir dos 11 metros. E o herói do Euro 2000 acabou por entregar o troféu ao país que acolhe o seu talento futebolístico.

A França merecera o seu lugar nesta final. A experiência do eixo central francês foi fundamental e verificou-se, mais uma vez, no jogo frente a Portugal. Contudo, saliente-se que os franceses tiveram medo. Contrariamente a 2000 - onde Zidane fez 'gato-sapato' de uma selecção excessivamente nervosa e incapaz de gerir uma preciosa vantagem (alcançada sem saber bem como) - a França teve muito respeito por uma equipa que até jogou com 9 durante praticamente todo o encontro. Portugal acabou eliminado com inteira justiça, mas fica a ideia que Scolari contribuiu com alguma apatia. Tardou a reagir e, contrariamente ao que lhe é habitual, mexeu mal. Não se compreende a insistência em Deco, quando ao fim de 20 minutos já se percebera que aquela não era a sua noite. Faltava velocidade e entusiasmo ao ataque português e, perante a muralha defensiva adversária, um ponta de lança capaz de se envolver na construção de jogadas.

De resto, pouco há a dizer sobre Portugal. Fez um excelente Mundial e atingiu uma posição de destaque. Regressou a casa com uma pesada derrota, que, pelo que li e me contaram, não se justificava. Se a segunda parte, que não vi, foi idêntica à primeira, que segui, assistiu-se a um jogo equilibrado, com ambas as equipas a procurarem o golo, que poderia pender para qualquer um dos lados. Para azar nosso, Schweinsteiger armou-se em Sérgio Conceição e, desta vez, Oliver Khan não deu abébias...

segunda-feira, julho 10, 2006

Merci Zizou pour tout la magie!

DO CÉU...

AO INFERNO!

quinta-feira, julho 06, 2006

dores de cabeça

«Miccoli a caminho do FC Porto? O boato que assola o país futebolístico

Fabrizio Miccoli ainda não resolveu o seu futuro relativamente à próxima época. O jogador italiano jogou por empréstimo no Benfica na passada temporada e o clube da Luz continua interessado em contar com o avançado para a época que se avizinha. No entanto surgiu um boato que tem vindo a crescer nos últimos dias, de que o avançado poderá estar a caminho do FC Porto. O staff do Benfica na Suíça já tem conhecimento dos rumores, que também são comentados pelos jornalistas portugueses na Alemanha.

Francesco Caliandro, empresário de Miccoli, desmentiu o eventual acordo entre o jogador e o FC Porto. Contactado pelo Sportugal e questionado sobre o futuro do avançado da Juventus, o agente FIFA preferiu não fazer qualquer comentário. Fonte da SAD do FC Porto também nega esta possibilidade: “Não se pôs nem se põe sequer essa hipótese.”

Fonte ligada ao clube encarnado afirma que o negócio entre o Benfica e Miccoli está feito a 90%. José Veiga, responsável pelo futebol do clube da Luz, mostrou-se bastante incomodado com a questão e não quis falar.O avançado italiano de 27 anos efectuou 17 jogos na liga portuguesa e apontou quatro golos. A Juventus detém o passe do jogador, que certamente não quererá ficar no clube de Turim se se confirmar a descida à Série B dos ainda campeões de Itália.

A verdade é que o alegado boato tem assumido proporções inimagináveis, de tal forma que os responsáveis de FC Porto e Benfica não ficaram nada surpreendidos com as questões colocadas durante o dia de ontem pelos jornalistas que os contactaram. Será boato? Se o é com que objectivos foi colocado a circular?» In Sportugal, 6.07.1006

Este Sportugal tem sido um antro de mau jornalismo. Esta foi uma das machadadas - o Miccoli até pode bem ir para o FC Porco. Não seria a primeira, nem a última.

Agora (e isto parece-me muito claro), uma notícia são factos. (quase) Nunca «boatos», «rumores» ou «alegados boatos» - esta última partiu-me todo, então já não bastava ser um boato? Era preciso ser um «alegado boato»? Risível.

E depois, terminar uma notícia com duas questões sobre a própria notícia (os tais "factos", que até são questionáveis pelos vistos) é um atestado de incompetência e de menoridade. Ainda vão a tempo de mudar, valha-nos essa esperança.

quarta-feira, julho 05, 2006

Dividido...

Não gosto da selecção francesa. Nunca simpatizei com ela e só um 'ódio' mais alto, o Brasil, me levou, em duas ocasiões, a torcer por eles. Do outro lado estará a 'squadra azurra', cujo futebol geométrico e pragmático, quando bem aplicado, sempre me fascinou. Aliás, com excepção do jogo com os Estados Unidos, foi a selecção que mais me agradou no Alemanha 2006. E tem Pirlo, sem dúvida, 'O' jogador deste Mundial. Mas Zizou é Zizou! E o melhor futebolista da última década merece um adeus erguendo a Taça de Campeão do Mundo. Dúvida: por quem torcer?

Tenham vergonha!

Os portugueses, especialmente os 'patrioteiros' que despertam para o futebol nestas ocasiões, começam a preparar-se para 'remontar' o circo de 2000. Tudo com o mais alto patrocínio de quem tem responsabilidades e deveria ser mais frio e objectivo na sua análise. Por sorte, o Mundial obriga os semi-finalistas derrotados a mais um jogo. Pode ser que mais uns dias de intervalo até ao regresso da selecção ajude a evitar a repetição de momentos embaraçosos. Aprenda-se a perder!

terça-feira, julho 04, 2006

Futsal


No dia em que a equipa de futebol sénior regressou ao trabalho, a secção de futsal do Benfica apresentou os novos reforços para a nova época. Do rival Sporting chegam o guardião Bébé e Gonçalo Alves. O meu amigo 'Estrelistas' volta ao Benfica - queremos ver-te a marcar aos lagartos outra vez - tal como Pedro Costa e Zé Maria, regressados de experiências no país vizinho - que pena Miguel Almeida não integrar este lote... A acompanhar o canhoto, chegam mais dois antigos jogadores dos Olivais: João Marçal, um dos melhores futsalistas nacionais, nem sempre bem aproveitado no Sporting - cumpre-se o meu sonho de o ver jogar de águia ao peito -, e Jony. Espera-se que estas contratações confirmem a tradição já existente na curta história do futsal do Benfica, que se preparar para iniciar a sua sexta época de competição: em ano ímpar, nada ganhar, em ano par, a dobradinha conquistar.

Etiquetas:

segunda-feira, julho 03, 2006

Portugal vs França

O Portugal - Inglaterra foi um jogo pleno de intensidade, com muita luta na zona intermediária e inúmeros remates a ambas as balizas. No entanto, as oportunidades de golo escassearam. Eriksson ordenou o recuo estratégico das suas linhas, com defesa e meio-campo muito próximos e Rooney a fazer a primeira zona de pressão já atrás da linha divisória. Do lado português, Ronaldo e Pauleta pressionavam mais à frente, mas nem por isso Portugal se mostrava mais audaz. Scolari, mais uma vez, pediu a Figo que se ocupasse da organização ofensiva da equipa, cabendo a Tiago dar maior apoio a Miguel, responsável, quase em exclusivo, do flanco direito. Os ingleses até entraram melhor, graças à capacidade pendular de Gerard e Lampard - que tão depressa apareciam a municiar Rooney, como a vigiar as investidas lusas -, mas as coisas rapidamente se equilibraram. Na segunda parte, a Inglaterra voltou a entrar melhor e subiu no terreno, impondo o seu futebol. Mas o sangue quente de Rooney deitou tudo por terra - quando Lennon até entrara muito bem em jogo - destruindo um domínio que se intensificava de forma, aparentemente, irreversível. Eriksson foi forçado a decretar novo recuo das suas linhas - aí sobressaíu Owen Hargreaves, com uma exibição de encher o olho em todos os capítulos: pressionou, desarmou adversários, recuperou bolas, liderou a transição ofensiva, serviu os colegas e ainda teve tempo para rematar à baliza - e Scolari respondeu bem com as suas duas primeiras substituições, garantindo circulação de bola e capacidade de tiro. No prolongamento, Portugal ocupou o meio-campo e inglês, embora raramente tenha encontrado a forma ideal para alvejar Robinson. Serviu, no entanto, para ganhar alguma confiança, manifesta na hora de marcar as grandes penalidades.
Parreira, a muito custo, lá desfez o quadrado. No entanto, vai para casa na mesma. O Brasil até entrou melhor, com Juninho a pegar no jogo e a emprestar ao Brasil a fluidez que apenas se vira contra o Japão. Mas ninguém faz milagres sozinho e o outro quadrado - o de Thuram, Gallas, Vieira e Makelele - anulou o escrete por completo. Exemplar na sua organização defensiva, a França conseguiu equilibrar e, discretamente, Zizou assumiu as rédeas do jogo. Daí para a frente, o que se viu foi um autêntico show de classe e inteligência, com o Brasil a sobreviver à custa do desdobramento de Gilberto Silva e da concentração de Lúcio. Mas o segundo tempo começou com uma clara oportunidade para os franceses, confirmando o ascendente dos últimos minutos da primeira parte, e o golo não tardou. De bola parada, Henry marcou um golo inacreditável, de tão fácil, a castigar uma absurda e inacreditável falha de marcação: o 'gunner' era 'apenas' um dos cinco atacantes vigiados por três brasileiros! O Brasil não conseguiu reagir e Parreira, quando se exigia maior rapidez e versatilidade, tirou um dos poucos brasileiros com discernimento para refazer o quadrado com Adriano. Aposta falhada, pois claro. Só nos últimos dez minutos, já com Robinho, se viu alguma inciativa do escrete. Tarde de mais.
+ =
« Será?

Ramón Calderón vence as eleições para a Direcção do Real de Madrid. A Junta Eleitoral já confirmou isso mesmo, evitando aquilo que poderia ser uma verdadeira hecatombe para o clube. Villar Mir, o tal que dizia ter contratado Cristiano Ronaldo, quis impugnar as eleições. Saiu-se mal.

O que me interessa é o seguinte: Calderón diz ter "atado" o Arjen Robben. Mourinho já disse que «caso algum extremo saia», pode «pensar em Simão». LFV já disse «que sim». Simão já disse «sim, eu também».

Eu digo, «por vinte milhões está bom».

RECOMEÇA HOJE

O SL Benfica abriu hoje a porta para mais uma época de esperança, dor, alegrias e, espera-se, celebração final. Novidades? Poucas há a acrescentar aos esperados ingressos de José Fonte, Diego, Katsouranis e Manu, à inclusão dos B's Bruno Costa, Tiago Gomes, João Coimbra e Canales, à manutenção de Karyaka e ao regresso de Rui Costa. Mantorras, apesar das declarações que lhe são atribuídas no dia de hoje, chegará na próxima semana a solo hélvetico sendo que os restantes mundialistas, Petit, Quim, Simão, Nuno Gomes e Luisão só integrarão os trabalhos a dia 25 de Julho. O estágio em Nyon e Yverdom decorrá até ao próximo dia 16 de Julho.

À partida para a Suíça, Fernado Santos referiu faltarem dois avançados para fechar o plantel. Esperamos pacientemente ao anúncio da contratação definitiva de Fabrizio Miccoli.

O primeiro jogo oficial do SLB será efectuado a 8 ou 9 de Agosto e contará para a 3ª Eliminatória da Liga dos Campeões. A apresentação do plantel aos sócios está marcada para 22 de Julho frente aos Girondins Bordeaux e cujo treinador é a glória e ex-central do SLB Ricardo Gomes.

sábado, julho 01, 2006

Estamos lá!!!!!

Goste-se ou não dos homens, eles puseram-nos lá! Quando toca a penalties, o Labreca tem uma fé do tamanho do Universo! Scolari iguala o feito do seu compatriota Otto Glória. Mundial para Portugal, é com treinadores brasileiros!