terça-feira, maio 30, 2006

OBRIGADO GEOVANNI


Por todos os serviços prestados ao Sport Lisboa e Benfica, pelos golos aos lagartos, pela capacidade técnica absolutamente invulgar, pelo título de campeão pela Taça de Portugal. Boa sorte na Toca da Raposa em Belo Horizonte.

segunda-feira, maio 29, 2006

JOHN CLEESE PRESENTS: ART OF FOOTBALL

No filme de Heermann Vaske o actor comediante britânico, John Cleese, apresenta aos espectadores a arte do futebol. A partir do alfabeto elucida sobre vários truques futebolísticos. Cleese e Tom Tonkle famosos representantes de duas gerações da melhor comédia britânica reunem-se num divertido programa que nos leva através do mundo criativo do futebol, proporcionando mais gargalhadas por minuto do que alguma vez se esperaria neste tipo de desporto.

Na madrugada de 10 para 11 de Junho, às 00h45. RTP 1

sexta-feira, maio 26, 2006

Por mais camisolas que vistas, esta será sempre a tua


Não posso assegurar que fossem estas as exactas palavras a marcar presença nas duas tarjas que serviram de legenda a uma gigantesca camisola 10 aberta sobre o topo sul da Velha Catedral, por ocasião da recepção à Fiorentina no jogo de apresentação aos sócios da época 96/97. Mas seria algo de muito próximo. Hoje, três anos depois de Vieira e a Adidas terem tentado assegurar a sua transferência e dez anos depois de ter assinado um pré-acordo com Vale e Azevedo (não confundir com o 'pseudo-acordo' anunciado um ano depois, durante a campanha eleitoral que Vale viria a ganhar, que o jogador desmentiu), Rui Costa regressa à Luz. A camisola, já a vestiu. O número logo se verá. O jogador, de forma acertada, colocou-se à margem desse problema.
Rui Costa merece este regresso. Nós também. No entanto, existem riscos. E como sempre, esses riscos vêm directamente das bancadas da Luz. É bom que os adeptos não revelem a sua habitual memória curta. É que o Rui nunca foi jogador de grandes correrias. Gosta de ter a bola no pé, contemporizar, ler o posicionamento do adversário e pensar o jogo, fazer a equipa mexer à sua volta. Correr, até corre, mas com a redondinha bem colada no pé. Por isso, a eficácia dos seus 'slalons', sempre esteve mais dependente do controle de bola que da velocidade imprimida. Tem, no entanto, um bom poder de arranque. Defender, só à zona. E meter o pé em lances divididos, o menos possível. Ora, como se sabe, quando as coisas não correm de feição à equipa, isso é meio caminho para o coro da Luz iniciar os seus assobios, as suas acusações de vedetismo e falta de vontade. Esperemos que isso não aconteça e que as pessoas se lembrem que é por este estilo de jogo que aprenderam a admirar o futebol do Rui. Não venham depois dizer que "afinal, está velho". Até porque se há coisa que confio é nos indíces físicos do jogador. Primeiro, porque o Milan já nos habituou à eficácia do seu laboratório de treinos, razão pela qual não tem medo de apostar em plantéis veteranos e experientes. Segundo, porque seria um risco excessivamente grande, para o prestígio de Rui Costa, vir arrastar-se pelos relvados portugueses.
Rui Costa parece consciente do que o espera e já fez questão de se afastar da aura de milagreiro. Que todos vejam nele um valor acrescentado para o Benfica, mas que ninguém ouse encará-lo como a solução para todos os problemas.

quinta-feira, maio 25, 2006




A.C. MILAN COMUNICATO UFFICIALE: RUI COSTA
25/05/2006

L'A.C. Milan comunica di avere risolto consensualmente il contratto stipulato con il calciatore Manuel Rui Costa.

L'A.C. Milan ringrazia Rui Costa per lo splendido comportamento tenuto fuori e dentro il campo e per il prezioso contributo tecnico che nel corso dei cinque anni in cui ha indossato la maglia rossonera ha portato alla conquista di uno scudetto, una Coppa Italia, una Supercoppa di Lega, una Champions League e una Supercoppa Europea.

--------------------------------------------------------------------------------------

TUTTO RUI
25/05/2006

PARTITE UFFICIALI DI RUI COSTA NEL MILAN: 191

RETI: 8

PARTITE IN CAMPIONATO: 124 (4 RETI)

PARTITE NELLE COPPE INTERNAZIONALI: 49 (3 RETI)

PARTITE IN COPPA ITALIA: 17 (1 RETE)

PARTITE IN SUPERCOPPA DI LEGA: 1

--------------------------------------------------------------------------------------

RUI E POI MANCHESTER
25/05/2006

Le sensazioni quando sono forti non invecchiano mai. E' per questo, e non è un modo di dire, che sembra ieri. Notte di mezza estate, notte di inizio luglio: il campione portoghese è in Algarve, il suo procuratore in viaggio verso Roma, il suo futuro amministratore delegato al ristorante nel centro di Milano in attesa di una telefonata. Schegge in libertà, unite da una speranza ridotta al lumicino. Poi i sussurri e i sogni diventato tasselli. Il mosaico si compone e i tifosi rossoneri esultano come per una vittoria. Rui Costa non è stato un acquisto, ma un segnale: il primo passo verso Manchester. Dopo due eliminazioni consecutive nei gironi in Champions League, iniziava a prendere forma il Milan dei cinque successi in un anno e mezzo. Il capitano e Billy c'erano già, Gattuso e Shevchenko pure, Pirlo e Inzaghi erano appena arrivati ma non si erano ancora esibiti una volta in maglia rossonera. Il resto partiva da Rui. La scintilla dell'entusiasmo, la corsa verso Malpensa, la presentazione al Gallia, il passaggio delle consegne al Trofeo Luigi Berlusconi con Zvone Boban che consegna la maglia numero 10 al nuovo artista portoghese. Cinque anni che non sembrano cinque anni, un lustro che sembra una schioppettata. Diciannove partite: è il numero delle gare giocate, un vero e proprio campionato europeo, da San Siro/Liberec a Manchester nel 2002-2003. Quasi in ognuna di esse, Rui ne ha giocate diciotto, una giocata d'aria pura. Grazie per quella Champions e grazie di tutto. Nelle giocate di Kakà, caro Rui, vivrà sempre qualcosa di te.


memórias futuras (esperamos nós, benfiquistas)

« toma lá um jersey destes para vibrares como só tu sabes

Portugal - Austrália, Campeonato do Mundo sub-20. Rui Costa, com o número 4 por la espalda, resolve o jogo com uma bomba a uns bons trinta metros. Mark Bosnich (snif, snif) nem a cheirou.

Arsenal - Benfica, Pré da primeira Champions. Sven-goran surpreende tudo e todos ao apresentar o «número 4 dos miúdos» a titular. Nasceu um craque, ainda está para nascer o sucedâneo.

Benfica - FC Porto, primeira jornada da segunda volta da época 1993/94. «Come as you are», cantava Cobain, à mesma hora, num bestial registo antológico. Rui faz o segundo e José Carlos Mozer, mesmo sem facturar, faz o três-e-zero na cara do F. Couto (ou vice-versa).

Na mesma época, meias-finais da (já extinta) Taça das Taças. Rui assina contrato com a Itália, depois de deslumbrar Zola, Asprilla, Apolloni, Minotti, Benarrivo e ragazzi. Bravo!

(Rui Costa passa doze anni à Itália e ganha tutti. Supertaça, Taça, Liga, Liga dos Campeões e Supertaça Europeia. O regista preferido dos italianos (eleito por duas vezes como tal) representa dois clubes. Fiorentina, onde pintou dos mais belos quadros daquela societá e, claro, Milan, onde se estreou com uma série de infortúnios (quebrou o pulso, várias lesões musculares) , premonitórios, quiçá, de uma série de êxitos consecutivos.)

Finalizo com aquele que foi, para mim, o momento mais interessante do Euro-2004. Depois de acusado e rebaixado por uma crítica muito criticável, depois de uma estreia no Estádio do Dragão e na cidade onde o assobiaram num célebre Portugal-Brasil - «Alô, seu Deco, sê está aí?» -, Rui faz do coração as suas tripas (à moda do Puorto, salvé) e faz isto:

«Olha o Rui Costa na meia-lua de Portugal, tem espaço para progredir no terreno, [já estamos no prolongamento, 1-1 no marcador], encara Phil Neville, guina à direita, não tem espaço, guina para a esquerda, Neville tenta puxar Rui Costa [uma força qualquer, interior, derruba Neville no relvado]. TEM ESPAÇO, VAI SOLTAR A BOMBA, SOLTOU........

GOOOOOOOOOOOLAÇOOOOO! Éééééééééééé de Portugaaaaaaaal!!

MANUEL RUI COSTAAAAAAAAAA!!!!!».

Nunca me hei-de esquecer do som daquela bola ao arrebatar, fulminante, as redes inglesas.

segunda-feira, maio 22, 2006

ENGENHEIRO FERNANDO SANTOS

Ainda não sei o que dizer mas é certo e sabido que os próximos tempos serão penosos. E eu que gostaria de estar errado mas o historial do benfiquista Fernando Santos não me inspira confiança. Como o JG Encarnado e Branco, eu lembro-me dos tempos em que fiz dos lagartos gato sapato.
E agora?

sábado, maio 20, 2006

O homem do leme

Qual é o nome que vai ser anunciado, em directo, para todos os noticiários das 20h00?

ps- São 20h07 e assumo que vou passar este Verão MUITO mal disposto. Já agora, contratem o Clayton!

quarta-feira, maio 17, 2006

É oficial...

Somos o amuleto oficial do Barcelona. Vá Laporta, toca a mandar dinheirinho para os amigos.

terça-feira, maio 16, 2006

sopros gaúchos

« 11 de Junho de 2006. Portugal e Angola defrontam-se em Colónia

Ontem, dia 15 de Maio de 2006, o seleccionador nacional de futebol, Chefe Luiz Felipe, divulgou os convocados para o Mundial alemão, a ser disputado no próximo mês de Junho. Sem surpresas, claro.

Não me vou pôr aqui a dissecar se concordo, ou não, com as escolhas do Chefe. Vários exemplos de outras selecções nossas concorrentes até dão razão ao portuga-brasileiro. Nomes como Heinze (esteve toda a época lesionado, enquanto Zanetti, por exemplo, não vai à Alemanha), Davids e Makaay e Seedorf na Holanda, Walcott na Inglaterra, que nunca jogou na selecção, nem sequer por uma vez foi titular no Arsenal e com Jermaine Defoe como uma boa alternativa...

Enfim, não há muito para explicar, nem para compreender.

O que me custa a compreender é a notícia do jornal Record na semana passada. Então eles (ele, o José Carlos Freitas, antigo assessor de imprensa da FPF) já tinham a lista completa??!! De facto, o jornal Record deve ser parabenizado (Parabéns!, palhaços) - foi uma cacha e pêras.

Mas, eu continuo estupefacto. Será que o Zeca soube da lista antes dos jogadores? Antes, até, do Professor Agostinho? A que troco?

Devo mesmo ser ingénuo.

Quaresma e os outros

A Imprensa só falou dele e dele continuará a falar nos próximos tempos. A cada finta, passe e remate que fizer no Euro Sub-21, será recordada a sua ausência no Mundial'06. Considerando o nível exibicional atingido ao longo da segunda metade da época, Quaresma teria lugar nesta selecção. Mas a sua presença não é tão essencial quanto se tenta insinuar. Primeiro que tudo, porque nem sequer foi o melhor jogador do seu clube, quando mais da Liga. Em segundo lugar, porque nunca foi opção durante a convocatória. Por último, joga numa posição onde a selecção não apresenta lacunas. Nos AA, o capitão dos Sub-21 enfrenta a concorrência de Luís Figo, Cristiano Ronaldo, Simão Sabrosa e Luís Boa Morte. Poderia ocupar o lugar de qualquer um deles, mas, analisando a convocatória, e mesmo o leque de opções ao dispôr de Scolari, qual destes jogadores faz menos falta a Portugal? Ricardo Quaresma, João Moutinho, Miguelito (mesmo tendo jogado a médio durante grande parte da temporada) ou João Tomás?

ps- O Benfica leva seis à Alemanha, algo que não acontecia desde o Itália'90. Mais um reflexo do bom trabalho que tem sido feito no clube.

quinta-feira, maio 11, 2006

Haja paciência...

Se há coisa que caracteriza, na perfeição, o jogador de futebol, é a mania que é esperto. Falam por tudo e por nada, mesmo quando o bom senso aconselha a ficar calado. Independentemente de quem tem razão no recente diferendo criado na FPF, quem é este gajo para tecer considerações sobre a estrutura federativa?

terça-feira, maio 09, 2006

Plantel ideal, época 2005/2006

Guarda-redes: Hélton (Porto), Bruno Vale (Estrela da Amadora)
Defesas: Tony (Estrela da Amadora), Zé Gomes (Rio Ave), João Paulo (União de Leiria), Tonel (Sporting), Nem (Sporting de Braga), Luisão e Léo (Benfica), Miguelito (Nacional da Madeira)
Médios: Ricardo Quaresma, Paulo Assunção e Lucho Gonzalez (Porto), Andrés Madrid (Sporting de Braga), Chainho (Nacional), Júnior (Paços de Ferreira), João Moutinho (Sporting), Roberto Brum (Académica), Fábio Felício (União de Leiria), Manu (Estrela da Amadora)
Avançados: Saganowski (Vitória de Guimarães), João Pinto (Boavista), Nuno Gomes (Benfica), Meyong (Belenenses)
Treinador: Jesualdo Ferreira (Sporting de Braga)

Oito anos depois, a caminho do Seixal?

No dia em que Vale e Azevedo entrou no Benfica, Nelo Vingada foi uma das pessoas que o acompanhou. A missão do técnico passava pela condução do futebol juvenil, mas o desconhecimento de Souness relativamente ao futebol nacional promoveu-o a técnico adjunto da equipa sénior. Quando, no fim da época, Vale lhe apontou o caminho das funções para que fora contratado, Nelo bateu com a porta. Estranhamente, falou em despromoção. Percebeu-se mais tarde o verdadeiro problema de Nelo. Não era o regresso à formação nem o abandono da equipa técnica do futebol sénior... Nelo percebera que o projecto juvenil do Benfica não existia e que o clube se preparava para receber um minibus cheio de britânicos. Oito anos depois desse abandono, Nelo parece estar a caminho do Seixal. Se tal se confirmar, poder-se-á assistir a um esvaziamento das funções de António Carraça, elemento que tem sido fundamental no planeamento futuro do Benfica e que é tido em muito boa conta por Luís filipe Vieira. Promoção á vista? Só mediante o abandono de Veiga... Nesse caso, vou já acender a minha velinha.

segunda-feira, maio 08, 2006

Tintim continua em grande...

Continuo sem conseguir identificar a maior das parvoíces. Será dar a titularidade a um gajo que não jogava há 20 jornadas? Ou chamar para o banco dos suplentes dois jogadores que não estavam em condições de actuar? Asssim, nem PSV o safa e uma cama no número 52 da Avenida do Brasil parece ser a opção mais correcta... O único consolo da derrota de ontem - assumo-o sem hipocrisias - passa pela descida do Belenenses. De resto, a ida à capital do móvel serviu para dar umas boas gargalhadas. E Koeman lá teve a resposta merecida às declarações da última semana... dada pela mais teimosa das suas inconsequentes apostas.

sábado, maio 06, 2006

De gago, nada tem


Sem papas na língua, Rui Costa diz que muitos dos que defendem o seu regresso à selecção, são os que dele quiseram fazer bode expiatório para eventuais insucessos.

sexta-feira, maio 05, 2006

Semântica

Luís Filipe Vieira, ao falar num "vulgar jogador", ou seja, num "mero jogador", ou seja, num "simples jogador", queria dizer isso mesmo: que o Liedson é um futebolista como outro qualquer. Ao afirmar isso, Vieira até desvaloriza a provocação que Liedson fez aos seus colegas de profissão do Benfica e que toda a gente tem 'chutado pa canto'. Quem quiser, à força (seguindo o próprio presidente, que diz que não fala dos "outros" para logo de seguida falar do património... dos "outros"), confundir o posicionamento do adjectivo e o real sentido da frase, pode estar atento à SIC, amanhã, pelas 17h30. Mesmo chumbando o teste, pode apreciar as curvas da Bábá.

quinta-feira, maio 04, 2006

A SER VERDADE...

Sou daqueles que ouviu as palavras de Ronald Koeman referentes aos golos lagartos em Vila do Conde e que acredita que as mesmas foram estrapoladas em jeito de sumo para encher jarras jornalísticas. O Quetzal já o referiu uns posts atrás. O que não se sabia é que Luis Filipe Vieira teria contactado telefonicamente o seu homólogo vilacondense com o intuito de se demarcar das palavras do técnico holandês. Sem apoio assim declarado do Presidente como convive Koeman na Luz. Segundo A Bola online o presidente do Rio Ave confirma ter recebido um telefonema de LFV nos seguintes termos: "O presidente do Benfica disse-me que o problema não tinha nada a ver com o Benfica e que as palavras de Ronald Koeman eram da exclusiva responsabilidade do próprio e que inclusive o Benfica repudiava esse tipo de manifestação pública e descabida que o treinador cometeu".

A serem verdade as palavras que transcrevi, não está a porta de saída aberta?

Ó HOMEM, ANUNCIE A SAÍDA!

A poucos dias do final da Liga já se sabe - já se sabia - que Ronald Koeman dificilmente cumprirá o ano de contrato acordado. Sabe-se até o destino do holandês que não deixará saudades mesmo após temporada muito boa na Liga dos Campeões. De que servirá deixar para Domingo o que podia ter sido anunciado ontem?

quarta-feira, maio 03, 2006

Forza ragazzi!!!


Após a sangria que acompanhou a saída de Fabio Capello, a AS Roma entrou num período de reestruturação da sua equipa de futebol. O ano passado foi confuso, com muitas trocas de treinador e oscilações no modelo de jogo, mas, ainda assim, foi possível assegurar uma presença europeia. Este ano, tudo mudou, especialmente após a saída do instável Cassano. Spaletti construíu uma equipa aguerrida e combativa, sem pôr de parte a qualidade técnica do futebol giallorossi. Uma tarefa que, nos últimos tempos, foi dificultada pela ausência do seu capitão. Pelo menos no relvado, porque, na bancada, Totti continuou a ser um líder. Mas os resultados estão à vista. A Roma mantém-se na luta pelo acesso à pre-eliminatória da Liga dos Campeões e começa hoje a lutar, no Olímpico de Roma, pela conquista da sua oitava Taça de Itália.

Quem anda à chuva, molha-se!

Não me parece que a intenção de Koeman fosse colocar em causa o profissionalismo dos jogadores do Rio Ave. Mas a verdade é que se pôs a jeito. Não se compreende que um treinador, após paupérrima exibição dos seus jogadores, frente a uma equipa que mais não fez do que cumprir calendário, tenha necessidade de vir falar do jogo do seu adversário, ainda para mais, baseando-se em apenas dois lances. Como se isso lhe permitisse avaliar algo de concreto. Isso, é conversa para adepto de café ter por entre dois goles numa imperial. E se na próxima semana, as facilidades, ou a sorte, se inverter? Vai gostar de ouvir Paulo Bento dizer o mesmo?

segunda-feira, maio 01, 2006

Jogar com cabeça

E que tal um treino específico e intensivo para este senhor? Manduca movimenta-se bem dentro da área. Frequentemente, surge solto de marcação e no local exacto para receber os cruzamentos dos colegas. A estatura até ajuda. Mas a forma como desaproveita ocasiões claras de golo é deseperante para quem está em casa, nas bancadas e no relvado...