terça-feira, janeiro 31, 2006

Caro Fernando Tavares,

Contrate o Carlos Dantas, mas não é já, é para ontem!

P.S. - Esta é uma picardia antiga com o Quetzal. Mas não leves a mal - é só para dar um coloridozinho à conversa... E o Benfica não é só futebol, felizmente.

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Estreia (deste vosso escriba) depois de derrota - é estreia abençoada!

Estreio-me nas lides do Calciorosso, após convite do Quetzal, e dias depois de mais um derby. Literalmente. Mais um em que «a equipa mais fraca venceu». Mas eu não quero escrever sobre "chavões" - estou farto deles.

Eu quero falar do Laurent Robert. E, indirectamente, do Koeman. E, na curva, do Manduca. No final, do Sporting (e do jogo de Sábado).

Em relação ao Robert vou escrever uma coisa - é jogador da cabeça aos pés.

Quanto ao Koeman só vou escrever duas coisas - normalmente, é treinador de corpo e alma; às vezes, troca os pés pela cabeça.

Manduca - tem alcunha e estilo e tiques de "peladeiro". «Pô Manduca joga simples cara, não complica não; Ô Manduca, sê tá dormindo porra, tem que sair maish pro jogo; Falou mermão, me deixou na cara do gol, qui passe açucárádo». Problemas à vista - tacticamente ineficaz, precisa de aprender a jogar como homem-surpresa. Ainda vai a tempo?

Jogo de Sábado. Benfica sempre "fora" da bola e do meio-campo - defendeu com poucos e atacou com poucos. Eu não gosto desta ideia - «O Manduca é inteligente a jogar». Não é. Eu não gosto de mais esta ideia - «O Benfica é eficaz num 4-3-3 camaleão». Não é.

O Sporting aproveitou bem esta indefinição táctica do Benfica, circulou bem a bola, demonstrou ter (alguns) bons jogadores e esteve sempre organizada (atenção: estou a cingir-me, apenas, a este jogo. Os adjectivos usados não servem para classificar a campanha daquela equipa no resto das competições).

O Benfica, qual camaleão (Geovanni era extremo? O Manduca jogava onde? Sim, eles iam trocando um com o outro, mas, quem defendia quem?) esteve sempre desorganizado. Foi uma pena - a princípio ainda pensei que a equipa acabaria por assentar e, com o tempo, aproveitaria o tempo e o espaço que a outra equipa nos ia oferecendo. O golo (oferecido) acentuou esta ideia. Puro engano, maior a desilusão.

Eu quero (exijo, caramba!) a equipa num 4-4-2, com dois extremos claros e dois avançados claros - sem camaleões, portanto. Dá para não inventar?

Finalizo com a impressão de que a neve de ontem serviu apenas para arrefecer os ânimos da lagartagem - ganharam a Copa BES e o Campeonato da 2ª Circular. Parabéns, mereceram. Mas tenham calma, continuam longe. No campo e na bolsa de apostas.

domingo, janeiro 29, 2006

Justo e merecido...

quinta-feira, janeiro 26, 2006

O último golo!

Veiga Verde

A malta do Alvaláxia continua a falar de José Veiga como se a personagem lhes fosse completamente estranha. Limitam-se a associá-lo a portistas e benfiquistas e esquecem-se de um pasado recente. Na terça-feira, Jorge Gabriel relembrou os mais esquecidos sobre a relação de proximidade entre Veiga e Duque "e a forte influência" que a referida personagem exerceu na conquista de dois títulos...

Hoje é dia de questionar os nossos

Começo a ter dificuldades em compreender a posição de António Pedro Vasconcelos relativamente à questão dos guarda-redes. Diz ele que se trata de um posto específico e que devem existir fortes justificações para promover alterações. De acordo. Mas por se tratar de um posto tão específico, será ele a pessoa mais indicada para definir o grau de acerto dessas modificações? Até porque se torna difícil de compreender se existe, na opinião do comentador benfiquista, algum facto que justifique a troca de guardiões. Se não, repare-se. O cineasta atacou Trap quando este tirou Moreira porque o timing era mau e dava a entender que o jovem tinha sido responsável pela derrota do Restelo, quando, na realidade, se tinha exibido a bom plano. O tempo até deu razão a Trap mas o comentador manteve a posição. Depois, criticou Koeman porque Quim vinha de uma série de jogos a zero e não justificava a sua saída. Agora é a vez de Co. Neste último caso, o comentador considera que mudar após uma exibição menos conseguida equivale a uma demonstração de falta de confiança no jogador...

domingo, janeiro 22, 2006

ANTI-BENFIQUISTA ?

Já vem de longe esta dúvida. Instalou-se há mais de dez anos, era Toni treinador principal do Benfica, Jesualdo seu adjunto e os russos ainda jogavam de encarnado. Nessa altura, Toni não teve pejo em afirmar: "Este senhor não gosta do Benfica e não gosta do seu treinador!" E ao longo da sua carreira, oportunidades não faltaram para demonstrar a veracidade das declarações do Toni. Todos os benfiquistas se lembrarão do dia em que o referido árbitro expulsou Claudio Caniggia por suposta acumulação de amarelos, quando este acabara de ver o primeiro. Mas a gravidade do caso nem reside nesse facto. Erros todos fazem. O pior, para todos os portugueses que gostam de futebol e se recordam, foi a mentira perpetuada nos dias seguintes, com a descoberta de que o argentino era afinal um brilhante, e rápido (dizer "cabrón, hijo de puta" no escasso segundo que separou a amostragem dos dois cartões é obra!!!), ventriloquo. A FPF chamou o referido senhor à sua sede e este continuou sem assumir o erro. Inexplicavelmente, apesar de tamanha demonstração de ausência de coluna vertebral, não foi irradiado da arbitragem. Continuou por aí, errando como todos, mas sempre com direito a uma mão amiga. Até da Imprensa. Também para a história, por vários motivos, ficou a célebre reportagem da Sport TV. Primeiro, pela tentativa de suavizar a imagem do árbitro mais propetente que já passou pelos relvados portugueses nos últimos anos. Depois, pela visita ao seu local de trabalho e por aquela folha A4 colocada no ecrã do seu computador, que Coroado retirou com vísivel desconforto. "LAGARTO NÃO ASSUMIDO" Assim mesmo, em caixa alta para que não escapasse à câmara. Estavam explicadas as "insónias" e a "azia" do homem que se diz do Belenenses.
E recordo tudo isto porquê? Porque apesar de tudo, esta figura é altamente considerada no futebol português, quando, no fundo, não passa de uma espécie de Octávio Machado da arbitragem. Com a diferença que o Octávio é gozado pela opinião pública e este é tido por personagem séria. Tão séria que é capaz de escrever isto:
"Simão faz uma tentativa de carga e toca nas costas de Carlitos que este aproveita para ganhar um lance susceptível de, ao nível do relvado, dar a marcação de uma falta. Na televisão ficam grandes incertezas, mas atribuo o benefício da dúvida ao árbitro."
"Sá Pinto coloca, efectivamente, o braço esquerdo em Kanu. Não é perceptível que tenha sido empurrão merecedor de grande penalidade ou de qualquer outra falta. O maritimista, oportuno, soube "cavar" bem aquilo a que não tinha direito."
Dois casos idênticos, duas considerações distintas. É este o adepto do Belenenses que analisa a coerência dos seus antigos colegas de profissão em três orgãos de Comunicação Social.
Anti-benfiquista???

sábado, janeiro 21, 2006

1-3

Hoje no Dragão sentir-se-á o bafo do Benfica. E não é que ontem em Barcelos o jogo tenha sido exemplar táctica ou desportivamente mas foi suficiente para reservar os três pontos que nos fazem, à condição, assumir o primeiro lugar. E valeu pelo golaço de Geovanni e pelo frango monumental de Jorge Baptista, ele quem tem feito ao longo dos últimos dois anos - fosse no Gil ou no Estoril - defesas impossíveis sempre contra o Glorioso. Não valeu pela exibição de um Manduca talvez nervoso e com notórias dificuldades em jogar ao primeiro toque.
Para a semana é contra a lagartada e o CalcioRosso estará na Luz.

GOLAÇO!

Ontem em Barcelos com dois penalties a abrir o jogo morno, ontem aos 35' a jogada de Manduca-Petit-Nuno Gomes e golaço de D.Geovanni. Um hino, futebol colectivo, golaço!

sexta-feira, janeiro 20, 2006

LAPIDAR

João Pereira sai não sai em definitivo ou por empréstimo?
Em resposta aos jornalistas que testemunhavam o estágio dos internacionais B, o rapaz do Casal Ventoso acutilante e pragamático argumentou que o Benfica tem dois bons laterais. Se eu não jogo é porque são melhores. Imaginem que um jornalista que costuma trabalhar no terreno passa para uma secretária no escritório. Não gostava. É assim que eu me sinto.
Tudo indica que João Pereira vai jogar por empréstimo no Gil Vicente, este bad boy que não sendo um menino bonito do Terceiro Anel foi um tapa buracos bastante útil.

quinta-feira, janeiro 19, 2006

YOU ARE WISE, MAN

Na conferência de imprensa que antecede o encontro de amanhã em Barcelos, Ronald Koeman baixou, e bem, as expectativas de sucesso europeu. Koeman afiançou que "podemos até eliminar o Liverpool, que em princípio é mais candidato que o Benfica, mas há outros candidatos que não podem ser esquecidos. É verdade que se já ganhámos ao Manchester poderemos também vencer o Liverpool. Mas há mais jogos, com equipas como Chelsea, Barcelona, Real Madrid e Juventus. Surpreender o Liverpool pode até acontecer mas eliminar adversários como as três mais fortes equipas da actualidade é outra coisa, é muito mais complicado".

Se o presidente não o fez ou não o quis fazer, o treinador soube sacudir pressão desnecessária a um plantel que por ora disputa tudo: Campeonato, Liga dos Campeões e Taça de Portugal.

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Boa Sorte


A acreditar nas últimas notícias, Dos Santos poderá estar a caminho do Mónaco para substituir Evra. Espero sinceramente que esta notícia se confirme, pois o Dos Santos merece. Compreendo que o Koeman prefira o Leo ou mesmo desviar o Nelson para o lado esquerdo (eu também prefiro), mas penso que, depois do que ajudou na conquista do título, Dos Santos não merecia sair pela porta pequena. Sempre achei que o jogador merecia mais do que ir para o Alavés, que pelos vistos não lhe reconhecia valor para lhe oferecer um contrato com mais de 6 meses.
Por ter ajudado a pôr aquelas quinas nas nossas camisolas, obrigado e boa sorte.

sexta-feira, janeiro 13, 2006

KAZ PATAFTA

Diz-se que é a nova coqueluche australiana e que Guus Hiddink gosta tanto dele que o desejava no PSV Eindhoven, mas o SLBenfica antecipou-se, ao que se diz, a vários clubes europeus.
Kaz Patafta tem 17 anos de idade e é um esquerdino tipo playmaker. Chegou para integrar o Benfica B.

ACESSOS DE VOLUNTARISMO

Depois do desaguisado que envolveu Luisão e Karagounis, hoje noticia-se o desentendimento entre Anderson e Miccoli. Nada de grave, o grego e o italiano procuram lugar no onze pelo que estes acessos de voluntarismo numa equipa que se deseja competitiva são normais. Dispensáveis mas normais.

TEMPLATE NOVO, MORADA NOVA

Depois de muito adiar eis que o CALCIO ROSSO - Blog de inspiração benfiquista tem novo modelo de apresentação de textos, nova casa no mesmo bairro de onde se retira apenas o hífen à nova morada. No seu caminho de quase três anos - o primeiro post tem a data de 25 Fevereiro de 2003 em vésperas do adeus aos jogos grandes da velha Luz -, o Calcio Rosso tem transpirado fanatismo, opinião e alguma provocação. Já festejou uma Taça de Portugal, uma Liga e outras vitórias que vão fazendo as glórias do Benfica, mais glórias que desgraças.

Esperamos que o Calcio Rosso continue a agradar os nossos leitores - benfiquistas ou não - com a certeza de que os colaboradores Quetzal Guzman, NM e Spinafro manterão a máxima de escrever neste espaço quando os humores lho permitam.

Benficaaaa!

QUIM

Pouco antes de entrar na Luz fiquei incrédulo quando ouvi na rádio que Quim sentar-se-ia no banco. É certo que a estatura não o ajuda, é verdade que esteve lesionado e eram necessárias alternativas credíveis, é indesmentível que os frangos que deu em Braga não se deveram a debilidade física. Mas Quim no banco sem explicação, sem justificação credível e apenas porque Moretto é alto, aparentemente seguro nos postes e cruzamentos mas, apenas, com uma semana de casa.

Vale a pena trabalhar assim?